O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA) realizou a Assembleia Geral Ordinária para a prestação de contas dos ano de 2022 e primeiro semestre de 2023. A reunião aconteceu noite da última quinta-feira (22) na sede do Sindicato dos Radialistas do Estado do Pará.
O ato contou com a presença de vários sócios adimplentes da associação, inclusive as duas chapas que vão disputar o pleito: a "Renova Sinjor", comandada pelo jornalista Evandro Corrêa, que representa a chapa de oposição à administração do atual Sinjor, e o candidato da chapa "Sempre na Luta", liderada pelo atual presidente, Vito Gemaque, da situação.
Durante a Assembleia, foram apresentadas as contas do sindicato, que ao final foram aprovadas por 57 votos a 10. No local, entrevistamos os dois candidatos, que falaram sobre a Assembleia, as propostas e também chamaram os jornalistas sindicalizados e não sindicalizados para participar do processo eleitoral e fortalecer a categoria e o processo democrático.
Evandro Corrêa - Chapa “Renova Sinjor”
Aprovação das contas
“Nós comparecemos, e obviamente o nosso grupo votou por não aprovar as contas, porque a gente entende que precisamos ter acesso aos documentos. Mas viemos aqui participar, de forma ordeira, tranquila, pois sabemos que sindicalismo é assim, mas precisamos fazer as coisas de forma correta”.
Campanha e críticas à Comissão Eleitoral
“Na quarta-feira (20) teve a reunião da Comissão Eleitoral sobre a homologação das chapas. E já começou a contar o prazo que é de três dias, e nós já entramos com uma medida judicial porque entendemos que foi uma medida equivocada da comissão que entendeu que precisava impugnar todos os nossos nomes para o Conselho de Ética. Isso é impensável, porque qualquer juiz e qualquer promotor sabe que você tem que privilegiar o processo eleitoral e participação dos sindicalizados. Você já iniciou um processo tirando dez jornalistas, é um desrespeito não só com o processo eleitoral, mas com toda a categoria. Mas a justiça está aí e vai corrigir esse erro grosseiro da comissão eleitoral para que o processo transcorra normalmente”
Participação no processo eleitoral
Por fim, Evandro Corrêa também chamou os jornalistas para o processo eleitoral, citando um “processo de reconstrução”.
“Eu convoco aqui todos os jornalistas do estado do Pará, inclusive os dos interiores, para que a gente se una e reconstrua esse sindicato do zero. Com união, vamos conseguir fazer isso, então o meu pedido e o meu clamor é que todos se regularizem, vamos votar, vamos comparecer, e que vença o melhor, conclui.
Vito Gemaque - Chapa “Sempre na Luta”
Contas aprovadas e dia a dia do sindicato
“O Sindicato dos Jornalistas mais uma vez fez a prestação de contas da categoria. Já havíamos prestado o de 2021, tanto do primeiro quanto do segundo semestre. É importante lembrar que assumimos o sindicato durante a pandemia, e com muita luta hoje nós conseguimos ter pessoas entrando no nosso sindicato, as pessoas pararam de sair e estão retornando ao sindicato. A gente ainda tem dificuldades financeiras, por exemplo, com o fundo do imposto sindical, com a reforma trabalhista quebrando todos os sindicatos do Brasil, pois as principais receitas do sindicato era o imposto sindical, principalmente para sindicatos pequenos como o nosso”.
Processo eleitoral
“As chapas foram homologadas agora (quarta-feira, 20), e nós não fizemos, por respeito a categoria, respeito a todos, campanha eleitoral. A nossa campanha antecipada é o trabalho, o trabalho que nós estamos desenvolvendo ao longo desses dois anos e meio, que a galera tem visto, tem voltado para o sindicato”
"A partir de agora nós vamos colocar a campanha na rua para conseguir a vitória e fazer um sindicato forte em Belém e no restante do estado do Pará. Nós temos conversas com o Ministério Público do Trabalho e outros órgãos para conquistar o direito dos nossos trabalhadores. O nosso foco agora vai ser a interiorização do sindicato, focar em uma convenção coletiva para os assessores de imprensa. E ano que vem já estamos nos organizando junto com a Federação Nacional dos Jornalistas para fazer uma grande campanha salarial, essa campanha salarial do próximo ano será nacional"
O jornalista, assim como Evandro, chamou todos para participarem do processo eleitoral: “Convocamos todos que estão fora para voltar ao sindicato, porque esse retorno é, não para Chapa ‘A ou B’, mas para o fortalecimento da categoria”.
Composição das chapas
Candidatura à diretoria executiva
Chapa "Renova Sinjor"
- Presidente: Evandro Corrêa
- Vice-presidente: Douglas Dinelly
- Secretário-geral: Adonai do Socorro
- 1ª Tesoureira: Ivone Lourinho
- 2° Tesoureiro: Luiz Cláudio Oliveira
- Secretário do Interior: Mário Quadros
- Secretário de Mobilização e Formação Sindical: Pedro Paulo Blanco
- Secretário de Sindicalização, Registro e Fiscalização do Exercício Profissional: Márcio Rodrigues
- 1º Suplente: Carlos Alberto Rauda Pimentel
- 2° Suplente: Fernando Araújo
- 3° Suplente: Cleiton Palmeira
- Delegada Junto ao Conselho de Representantes da Fenaj: Nazaré Sarmento
- Delegado Suplente: William Silva
- Diretoria Regional do Tapajós
- Presidente: Jean Carlos Mesquita
- Diretor Assistente: Edson Queiroz
- Diretor Assistente: Reginaldo Balieiro
Chapa "Sempre na Luta"
- Presidente: Vito Gemaque
- Vice-presidente: Simone Romero
- Secretário-geral: Helena Saria
- 1ª Tesoureira: Carolina Pombo
- 2ª Tesoureira: Geisianne da Silva Dias
- Secretária do Interior: Karina Pinto
- Secretário de Mobilização e Formação Sindical: Anderson Araújo
- Secretário de Sindicalização, Registro e Fiscalização do Exercício Profissional: Jaime Ferreira da Costa
- 1° Suplente: Alexandre Lins
- 2ª Suplente: Eliete Ramos
- 3ª Suplente: Elma Barbosa
- Delegado Junto ao Conselho da Fenaj: Max Costa
- Delegado Suplente: Eraldo Paulino
- Diretoria Regional do Tapajós:
- Presidente: Antônio Edinei da Silva
- Diretora assistente: Rafaelly Magaly Nascimento
- Diretor assistente: Elias Castro Soledade
- Candidaturas ao Conselho Fiscal:
- Aguinaldo Ferreira
- Nielson Bargas
- Sara Portal
- Ticiane Rodrigues
- Elias Serejo
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar