Uma imensa mancha de óleo foi avistada na Baía do Guajará no início da manhã desta quarta-feira (11), em frente ao terminal petroquímico de Miramar, em Belém. A denúncia foi em rede social por um estudante de mestrado em Oceanografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), que navegava em uma embarcação pelo local.
Vale lembrar que, o petróleo e seus derivados ao serem derramados no mar ou rios passam a sofrer uma série de alterações em sua composição química. Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem em meio aquoso e, quando despejadas nos cursos d' água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes. Em contato com o solo, há contaminação e sujeira de difícil retirada.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Círio Fluvial: corpo de homem que caiu de barco é encontrado
- Vídeo: embarcação pega fogo em Curralinho, no Marajó
Em um post nas redes sociais, o estudante Fabrício Figueiredo, compartilhou um vídeo registrando as imagens de mancha de óleo na água.
Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal do WhatsApp.
“Sou morador de Mosqueiro. E, na vinda para Belém, observei essas manchas”, contou. “Não vi nenhum vazamento diretamente do polo, nas margens. Mas havia barris presos nas laterais, na vegetação. Não sei se é diretamente do polo, ou se era propriedade de barqueiros regionais”, acrescentou.
A redação do DOL entrou em contato com as autoridades e aguarda posicionamento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar