As especialidades médicas desempenham um papel fundamental ao garantir cuidados de saúde específicos para atender às necessidades da população.
Na Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) busca atender diariamente o tripé da universidade - ensino, pesquisa e extensão - ao oferecer, além do ensino, uma ampla gama de especialidades médicas para um atendimento mais qualificado aos usuários.
Em alusão ao Dia do Médico, comemorado nesta quarta-feira (18), a Uepa reafirma o compromisso de prestação de serviço à comunidade, com a oferta de especialidades médicas para tratamento, prevenção e promoção da saúde, como cardiologia, pediatria, dermatologia, neurologia e ortopedia, entre outras. As especializações médicas são áreas de atuação específicas na medicina.
Conteúdos relacionados:
- Motoristas sem exame toxicológico podem ser multados
- Helder reúne com Papa Francisco e o convida para vir a Belém
No CCBS, os serviços disponibilizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) buscam garantir a equidade no acesso à saúde e permitem a oferta das especialidades juntamente com a formação dos discentes, o que possibilita um cuidado mais completo e eficiente aos pacientes.
Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Assistência e Ensino
No Campus II, integram a Unidade do Centro Saúde Escola (CSE) do Marco, a Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto/CER III); o Espaço Maternar, voltado para a saúde da mulher e da criança; o Serviço de Dermatologia, além do segundo andar da Policlínica Metropolitana, onde também há o atendimento de várias especialidades e as práticas de ensino. Na aprendizagem na Policlínica, por exemplo, são realizadas simulações realísticas das especialidades, nas quais os alunos recebem um aprendizado voltado para a vivência de situações e desafios que ocorrem em ambientes hospitalares.
O CCBS/Campus II é o responsável por administrar todo esse complexo integrado de assistência à saúde no atendimento à comunidade e as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação da área de saúde. De consultas ambulatoriais até tratamentos mais prolongados, o Campus II oferece serviços nas diversas áreas da medicina em vários níveis de complexidade.
O CSE possui mais de 250 servidores em seu quadro entre técnicos, docentes, residentes e estagiários. E realizou uma média de 16 mil atendimentos por mês, um total de 191.978 atendimentos no ano de 2022.
Atenção Básica e Especialidades
Em 2023, o Centro de Saúde Escola (CSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) completou 42 anos de criação com a restauração do prédio de Especialidades do CSE. Oferecendo à população uma assistência primária em saúde, aliada ao ensino, o CSE atua no Sistema Único de Saúde (SUS) e é uma unidade de ensino e assistência que desenvolve serviços de atenção básica e de especialidades. Os serviços contam com uma equipe multiprofissional, formada por médicos clínicos, ginecologistas, assistente social, nutricionista, psicólogos e dentistas.
Possui laboratório de análises clínicas e sala de vacinas, com atendimento e imunização de crianças, adultos e idosos, incluindo todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde.
No segundo andar da Policlínica Metropolitana, a Uepa oferece consultas médicas em mais de 15 especialidades, como cardiologia, otorrinolaringologia, urologia, endocrinologia, ortopedia, neurologia, reumatologia, hepatologia, psiquiatria, gastroenterologia, nefrologia entre outras. A Policlínica existe desde janeiro de 2020 e, no espaço destinado ao CCBS, são atendidos, em média, 200 pacientes por dia, vindos de diversos bairros de Belém, além de outras localidades, como Vigia, Abaetetuba, Mosqueiro, Outeiro, Barcarena e Igarapé-Miri.
Denise Moraes aguardava consulta para ortopedia e contou que é paciente no CCBS da Uepa há mais de três anos. Ela já foi atendida, em outras ocasiões, na dermatologia e também por clínico geral. "O atendimento aqui é muito bom, todos os servidores são extremamente educados, atenciosos, prontos para nos ouvir". Ela e outros integrantes da família são atendidos no local. Denise usou uma expressão popular para mostrar satisfação em ser usuária: "O serviço é de 'tirar o chapéu', porque não é em todo lugar que encontramos esse tipo de estrutura com esse atendimento e qualidade no setor público. Aqui, a estrutura é muito boa", elogiou.
Há dois anos na direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, o médico e professor Emanuel Sousa apontou que "é papel das instituições públicas e, desta forma, de uma universidade pública, buscar soluções em saúde para garantir acesso às especialidades médicas". Ele ressaltou que, por meio do ensino, o CCBS é destaque na formação em nossa região. "A Uepa é reconhecida na graduação com excelência de profissionais da saúde e residências médicas. O amplo acesso aos serviços de saúde também é uma marca da atual gestão do CCBS".
Serviço
Para consultas, o funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. No atendimento às especialidades, é preciso que o usuário seja encaminhado de algum serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), como das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas em todo o estado do Pará. Antes da consulta no CCBS, é realizada uma triagem inicial dos pacientes por meio da Atenção Primária à Saúde (APS). Posteriormente, se necessário, é feito um encaminhamento para os serviços de referência para atendimentos mais complexos.
O CCBS/Campus II da Uepa fica na travessa Perebebuí, nº 2623, no bairro do Marco, em Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar