plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPECIAL DOL NO ENEM

Enem: como se concentrar antes e durante a prova? Confira!

Sabemos que nas vésperas de uma prova tão importante na vida do aluno, como é a prova do Enem, um misto de ansiedade e nervosismo toma conta do corpo. Para quem quer equilíbrio e tranquilidade, o professor e psicólogo André Teixeira deu algumas dicas para manter a calma na hora do exame.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Enem: como se concentrar antes e durante a prova? Confira! camera O DOL no ENEM é um projeto do portal que visa ajudar candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) | Thiago Sarame/DOL

Faltam apenas dois dias para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo (3), primeiro dia do exame, os estudantes terão que fazer as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a tão temida Redação. Mas, não precisa ficar nervoso! Vamos dar super dicas para que você possa controlar essa ansiedade e chegar na prova com o conteúdo claro na cabeça.

Para isso, conversamos com o psicólogo e professor de filosofia André Teixeira, que tem mais de 30 anos de experiência em sala de aula. O professor deu duas dicas para que os alunos possam reduzir essa ansiedade e o nervosismo antes da do exame. A partir de hoje, um coisa é certa, o candidato precisa "desacelerar"

"Sabemos toda a pressão que o Enem gera. Afinal, junto com a realização da prova estão dias de preparação, empenho, noites mal dormidas, mas, sobretudo, sonhos. E claro que isso gera tensão, ansiedade e medo. Então, acredito que algumas dicas podem ajudar nessa reta final. A primeira é: desacelere. Sim, seu corpo e sua mente precisam de um pouco mais de descanso nesse momento. Grande parte da ansiedade está ligada ao estresse e ao cansaço. Parar um pouquinho agora vai te ajudar a estar mais concentrado e atento no domingo. A segunda é: se você ainda precisa revisar algum tópico específico, tente fazer o máximo de exercícios sobre ele. Apenas ficar ouvindo o professor na escola ou em aula on-line te ajuda a compreender o objeto do conhecimento, mas é no exercício que você realmente aprende. E pasme! Você aprende mais ainda se for capaz de ensinar o que aprendeu a um colega. Experimente", completa", lista.

André Teixeira dá aulas de filosofia, mas também é psicólogo
📷 André Teixeira dá aulas de filosofia, mas também é psicólogo |Arquivo Pessoal

Se alimente direitinho um dia antes

Mas o candidato deve estar se perguntando: e na hora da prova, como fazer para reduzir a ansiedade e o nervosismo? Bem, segundo André, se alimentar bem na noite anterior, tentar dormir cedo e tomar um bom café pela manhã, no dia da prova, são cuidados indispensáveis. Controlar a respiração na hora da prova pode ser um caminho valioso.

"Ter feito um jantar leve, dormir bem e tomar um bom café da manhã já é um bom começo. Não esqueça a sua garrafinha de água, e seu lanche. Esses cuidados antes da prova são indispensáveis para que você mantenha um bom nível de concentração. Agora, durante a prova, quando sentir que a ansiedade está mais forte, tente inspirar mais profundamente soltando o ar lentamente", aconselha.

Faça as questões fáceis! Ajuda na confiança

Outra forma de se manter seguro, é entender a prova e o grau de dificuldade das questões, não ficar preso em apenas um item e procurar sempre o mais fácil.

"Outra dica é: você encontrará itens considerados fáceis, médios e difíceis. Muitas vezes, diante de um item difícil, para o qual não temos certeza da resposta, nos sentimos inseguros e isso acaba afetando o tempo de prova e o modo como realizamos os demais itens. Então, caso isso aconteça, passe para o próximo item e deixe para rever aqueles que você ficou em dúvida depois de já ter realizado toda prova. Encontrou um item para o qual você não tem certeza da resposta? Diga: tudo bem! Eu ainda não sei a resposta pra esse, mas tenho certeza que consigo fazer os demais", completa.

Como controlar o temido "branco"

As vezes, em meio a muita pressão e ansiedade, o candidato pode ter aquele famoso e temido "branco", que é quando ele se esquece assuntos que aparentemente já estavam fixados no cérebro. Para isso, segundo André, é importante que o estudante se "esperte", se possível, pedir para ir no banheiro e se alongar. Fazer perguntas para si próprio sobre o assunto também ajuda.

"Isso me lembra daqueles momentos em que a gente quer muito lembrar o nome de um filme, por exemplo, mas não nos vem à mente de jeito nenhum. Alguns minutos depois, “do nada”, tá lá o nome do filme gritando na nossa cabeça. A sensação de “deu branco” pode estar ligada tanto ao estresse que faz com que nossas glândulas adrenais liberem cortisol no sangue, o que pode alterar a nossa capacidade de recordação, quanto ao fato de não termos revisado bem aquele objeto do conhecimento. Em ambos os casos algumas dicas: se possível peça para ir ao banheiro, lave o rosto, alongue-se. Faça um mapa mental colocando a palavra chave no meio e em torno dela todas as que vierem à sua mente. Respire mais profundamente. Uma outra técnica é você fazer a pergunta mentalmente como se estivesse perguntando pra alguém. Isso ajuda o cérebro a mudar o modo como interpreta aquelas informações", explica.

Tenha coragem!

Por fim, e não menos importante, o professor mandou um recado para todos aqueles que se esforçaram e lutaram para ter um bom desempenho na prova. Para ele, esse será o começo de uma nova jornada na vida do aluno. E uma linda memória para o futuro.

"Todos os anos, quando se aproxima o Enem, vejo no rosto de cada aluno um misto de apreensão, medo, mas também de coragem e determinação. Não raro ouço-os dizer: 'ai, prof! Só quero que essa prova passe.' Não tenho dúvidas de que nunca será 'só uma prova'. Ela é o começo de uma outra jornada. De um sonho que se sonha junto com aqueles que nos amam. Da espera por aquele momento em que seu nome será lido na rádio, e que seu coração vai explodir de alegria pintada de trigo, colorau e muitos ovos. Onde nunca você terá tanto orgulho de ter a palavra burro(a) pintada em letras garrafais na própria testa. Sim, esse será um dos dias mais felizes da sua vida. Mas haverá um momento no meio de toda essa festa em que você vai parar, se desligar de tudo, e dizer pra si mesmo: Sim, eu venci! E essa será uma das suas mais lindas memórias", finaliza.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

DOL no ENEM

O DOL no Enem é um projeto do portal DOL para ajudar os alunos com dicas importantes nessa semana que antecede a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Confira os últimos textos da série de reportagens

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias