O Ministério Público Federal (MPF) realiza na tarde desta quinta-feira (09) um seminário técnico para debater os impactos das obras de derrocagem do Pedral do Lourenço, no Pará.
O seminário é realizado no auditório do órgão e está aberto para todos os públicos, que poderão participar por meio de uma transmissão ao vivo (veja abaixo).
O evento será dividido em cinco painéis, apresentados por especialistas e pesquisadores. Entre os temas, estão: impactos da criação da hidrovia sobre os peixes; atividades de pesca e praias de nidificação de quelônios; além dos direitos territoriais das comunidades tradicionais da região, como os ribeirinhos.
Conteúdos relacionados:
- Audiências irão debater o Pedral em Belém, Marabá e Tucuruí
- Pedral do Lourenço já tem licença e prazo para começar obras
O que é o Pedral do Lourenço?
O Pedral do Lourenço é uma formação rochosa no Rio Tocantins que aflora durante o período de estiagem e impede a navegação nesse trecho do sudeste paraense. Por isso, a derrocagem é uma das maiores demandas do setor hidroviário. O projeto da hidrovia prevê o escoamento de 20 a 60 milhões de toneladas de carga por ano.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Cerca de 20 comunidades ribeirinhas vivem no trecho do empreendimento, sendo que a maioria utiliza a pesca como principal fonte de sustento. Os pescadores contestam as mudanças que a hidrovia vai trazer para o modo de vida e tradições das comunidades.
Acompanhe ao vivo o seminário do MPF sobre o Pedral do Lourenço:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar