plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INVERNO AMAZÔNICO CHEGOU?

Ufa! Chuvas vão dar um alívio no calor da Grande Belém

Chuvas recentes podem ajudar novembro a atingir meta mensal e contribuir para diminuir o grande calor e as altas temperaturas que pairavam em Belém e Região Metropolitana. Veja a previsão da semana!

Imagem ilustrativa da notícia Ufa! Chuvas vão dar um alívio no calor da Grande Belém camera O Inmet destaca que as chuvas fortes podem persistir ao longo da semana | (Foto: Wagner Almeida)

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas vão começar a diminuir em Belém e Região Metropolitana, atingindo máximas de 33 graus, enquanto anteriormente, em alguns dias, chegaram a 36 graus. Uma das principais razões é a presença de nuvens carregadas que cobrem o Estado, formando uma barreira aos raios solares e propiciando chuvas intensas na região.

Recentemente, o Inmet emitiu um comunicado com “Alerta Laranja” para o último fim de semana no Pará. Este alerta indica risco de precipitação entre 30 e 60 milímetros por hora, além de possíveis alagamentos e descargas elétricas. Mesmo após o término do alerta, a entidade destaca que as chuvas fortes podem persistir ao longo da semana, porém, com menor intensidade.

Conteúdos relacionados:

“É importante destacar que o alerta não se aplica a todas as localidades do Estado. Aqui em Belém, por exemplo, teremos um céu parcialmente nublado e chuvas em pontos isolados até sexta-feira. Portanto, esperamos pancadas de chuva de curta duração, principalmente no final da tarde. Além disso, essa condição pode se repetir nos primeiros dias de dezembro”, afirma o meteorologista José Raimundo.

Quer ver mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Com as chuvas nos últimos dias, o nível pluviométrico aumentou rapidamente e já atingiu 135 milímetros, sendo que a meta prevista para este mês de novembro é de 150 milímetros. “Até então estávamos com um histórico com poucas chuvas e em alguns dias quase nada. Mas percebemos que começou a chover bastante e podemos até ultrapassar o volume previsto para esse mês”, declara Raimundo.

Segundo o meteorologista, as chuvas recentes são resultado do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que se forma no Leste do oceano e adentra o continente pelo Nordeste do Brasil. “Desta forma, formam-se o que chamamos de nuvens cumulonimbus, um tipo de nuvem caracterizada por uma grande ocorrência de tempestades com raios, trovões e ventos fortes”, concluiu José.

Previsão para esta semana

  • Terça-feira, 28: a temperatura máxima deve atingir os 33 graus e a mínima, 25 graus. Há possibilidade de chuvas isoladas durante a tarde e tempo nublado durante a noite.
  • Quarta-feira, 29: temperatura máxima pode alcançar os 33 graus e a mínima, 25 graus. Há possibilidade de muitas chuvas e tempo nublado durante a tarde e noite.
  • Quinta-feira, 30: pode-se esperar muita chuva e ventos durante a tarde e noite, enquanto as temperaturas devem ficar em 33 graus, a máxima, e 25 graus, a mínima.
  • Sexta-feira, 1: a previsão indica que a temperatura máxima cheghue a 35ºC e a mínima a 24ºC. A estimativa é de que o tempo fique nublado e haja leve chuva durante a tarde e noite.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias