plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
VESTIBULAR

Prosel Uepa 2024: inscrições encerram nesta quarta-feira, 29

Nesta edição, a universidade oferta 3.586 vagas em cursos de graduação das áreas de educação, saúde e tecnologia.

Imagem ilustrativa da notícia Prosel Uepa 2024: inscrições encerram nesta quarta-feira, 29 camera As inscrições para o Prosel 2024 da Uepa encerram nesta quarta-feira (29). | Alex Ribeiro / Ag. Pará

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) realiza seu vestibular uma vez ao ano e só há uma forma de participar da seleção: utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O vestibular da UEPA é conhecido como Prosel, abreviação utilizada para Processo Seletivo, e a oferta de vagas é para os dois semestres do ano.

As inscrições ao Prosel 2024 da Uepa encerram nesta quarta-feira (29). Os candidatos podem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até quinta, 30. Nesta edição, a universidade oferta 3.586 vagas em cursos de graduação das áreas de educação, saúde e tecnologia, conforme divulgado no edital de seleção, que se encontra no site da universidade. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100.

A expectativa é que este ano o Processo Seletivo da Uepa supere o número de inscritos no ano passado, conforme declarações do pró-reitor de Graduação, professor Ednalvo Apóstolo Campos. “Como prorrogamos o prazo de inscrição inicial, ampliamos a possibilidade de participação para os candidatos, que por algum motivo não teriam condições de realizar a inscrição anteriormente. Acreditamos que este ano vamos ter mais de 55 mil inscritos", ponderou o pró-reitor.

Este ano a Uepa oferta cursos de graduação em dois novos campi, Ananindeua e Parauapebas. O campus XXII, em Ananindeua, está com vagas abertas para os cursos de graduação em Engenharia Florestal, Engenharia de Software e Licenciatura em Matemática, enquanto que o campus XXIII, em Parauapebas, oferta os cursos de Engenharia de Software e Fisioterapia.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Vagas

As vagas ofertadas no Processo Seletivo da Uepa estão divididas em 30% destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos em instituições públicas de ensino; 20% para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos em instituições públicas de ensino e se autodeclararem negros ou indígenas; e 50% do total de vagas ofertadas para candidatos da ampla concorrência.

Neste ano, a Uepa disponibiliza vagas em diversos cursos de graduação, sendo 1.438 para a capital e 2.148 para o interior. O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) terá 1.756 vagas nos seus cursos de Licenciatura e Bacharelado, seguido pelo Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), com 990 vaga e, por fim, os cursos da saúde, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), somam 840 vagas.

Quer saber mais sobre as notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp.

Enem

A seleção é voltada para estudantes que já concluíram ou estão concluindo a última série do Ensino Médio, ou equivalente, referente ao período letivo de 2023 e que se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

A Uepa utiliza a nota obtida no Enem na seleção dos candidatos, ou seja, somente candidatos que realizaram ou ainda vão realizar a prova do Enem no período de reaplicação da prova, poderão se inscrever no Prosel Uepa.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, os participantes do Enem 2023, que foram prejudicados por problemas logísticos ou acometidos por doenças infectocontagiosas e que solicitaram a reaplicação das provas, poderão realizá-las nos dias 12 e 13 de dezembro.

O resultado final do Prosel da Uepa ainda terá data definida, conforme o calendário de divulgação dos resultados das avaliações do Enem pelo Ministério da Educação (MEC).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias