O inverno amazônico chegou e para muitos significa o melhor tempo do ano, por conta das temperaturas mais baixas e um clima mais agradável. No entanto, esse período é caracterizado pela intensificação das chuvas, o que causa transtornos na cidade.
Na última terça-feira (5), Belém presenciou um temporal, com muitos pontos de alagamentos e trânsito caótico, o que acaba causando muitos problemas para os cidadãos, que precisam redobrar os cuidados com os afazeres.
Para mais notícias, entre em nosso canal do WhatsApp do DOL
Entretanto, uma outra turma também precisa ter uma atenção maior. Cuidar dos pets durante períodos chuvosos é essencial para garantir o bem-estar deles e requer cuidados ainda maiores dos tutores, já que os animais também sentem os efeitos do clima e precisam de precauções específicas.
Em ambientes úmidos, pulgas e carrapatos tendem a se proliferar, já que as condições climáticas favorecem o desenvolvimento e a sobrevivência desses parasitas, o que facilita a reprodução e crescimento das populações. Isso tudo aumenta quando o inverno chega em lugares com clima mais quente, como em Belém.
Confira algumas dicas:
- 1. Manter os pets secos: Durante os dias chuvosos, seque seu animal de estimação assim que ele voltar para casa, especialmente as patas, a barriga e orelhas, para evitar umidade excessiva que pode levar a problemas de pele, como uma otite.
- 2. Espaço protegido: Forneça um abrigo adequado para o seu pet durante o tempo úmido, seja um local dentro de casa ou uma casinha protegida no quintal, para que ele possa se abrigar da chuva.
- 3. Passeios conscientes: Reduza o tempo e a frequência de passeios em áreas com muita umidade e grama alta, pois esses locais são propícios para carrapatos. Verifique sempre o pelo do animal após esses passeios.
- 4. Inspeção regular: Faça uma inspeção minuciosa no corpo do pet, especialmente nas orelhas, patas, pescoço e área ao redor da cauda, em busca de carrapatos. Use um pente fino para ajudar na remoção.
- 5. Produtos preventivos: Use produtos recomendados pelo veterinário para prevenir infestações de carrapatos, como coleiras repelentes, medicamentos tópicos ou orais. Siga sempre as orientações do profissional para garantir a segurança e eficácia.
- 6. Manutenção do ambiente: Mantenha o ambiente onde o pet passa a maior parte do tempo limpo e livre de carrapatos. Isso inclui aspirar regularmente tapetes, lavar a cama do animal e cuidar do jardim para evitar infestações no quintal.
- 7. Consultas regulares ao veterinário: Agende consultas periódicas para seu pet, onde você pode discutir medidas preventivas específicas para a época chuvosa e verificar se há sinais de infestação por carrapatos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar