Um evento que reuniu grandes nomes do mercado e que, juntos, compartilharam conhecimentos valiosos para a formação de carreiras e oportunidades no mercado de trabalho do Pará e de todo o Brasil. Essa foi a proposta central da última edição do “Diário Pocket Talks”, promovido pelo DIÁRIO DO PARÁ, realizada ontem (6), em um espaço colaborativo no bairro de Nazaré, em Belém.
O propósito do evento era orientar estudantes e jovens que estão em busca de inserção no mercado de trabalho, abordando diversos temas, como estratégias para uma boa apresentação de currículos, postura durante as etapas de entrevistas, além da construção de perfis em redes sociais, dentre outras demandas que são sugeridas pelo mercado de trabalho atualmente.
Conteúdo Relacionado:
- Inmet prevê redução das chuvas nos próximos dias no Pará
- Veja as dicas para cuidar dos pets em período de chuvas
As palestras foram conduzidas pela Amanda Ferreira, diretora de marketing e comunidade do Açaí Valle; Guiomar Passos, fundadora da Surprise MKT; Suze Oliveira, líder de inovação e sustentabilidade no Centro Universitário do Pará (CESUPA); Rafaella Nóbrega, gerente de recursos humanos da Hydro; e Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá.
Para Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, o papel fundamental do veículo de comunicação é prestar serviço à sociedade em que está inserido. “Dessa forma, estamos levando conhecimento e despertando nos jovens como eles podem se preparar para se inserir no mercado de trabalho. Estamos prestando uma ‘consultoria gratuita’ para este público se preparar”, detalhou.
“O evento, totalmente gratuito, atraiu a atenção de muitos jovens, que participaram e certamente sairão com amplo conhecimento sobre as práticas adequadas ao buscar inserção no mercado de trabalho. Reunimos profissionais renomados que puderam, juntos, compartilhar experiências e, não apenas isso, fornecer dicas valiosas para esse público”, completou Nilton.
OPORTUNIDADE
Rafaella Nóbrega destacou a importância de eventos como o Diário Pocket Talks para que os jovens compreendam como o mercado funciona. “Costumo falar que a vida profissional é construída de movimentos. Então ter esse contato com pessoas que estão inseridas no mercado, empresa, indústria ou em startup amplia o olhar em relação a carreira”, pontuou a representante da Hydro.
Nóbrega ressaltou: “A gente ouve muito, ‘eu não tenho experiência’. Então estar num ambiente como esse, onde você conhece e ouve sobre temas de mercado de trabalho, já te ajuda a te trazer uma primeira experiência. Claro que não é uma experiência de trabalho ou de emprego, mas é uma experiência de relacionamento com as pessoas, o que amplia o entendimento para esse cenário”, afirmou.
Rodrigo Quites, que também é professor, abordou a importância da graduação e pós-graduação como ferramentas de crescimento. “Há uma necessidade de os alunos estabelecerem network em dispositivos que possam ser úteis no futuro, quando estiverem no mercado. Sinto que a sociedade está muito individualista, então este foi um excelente momento”, destacou o diretor-presidente.
Guiomar Passos parabenizou a iniciativa. “Estou lisonjeada e feliz com o convite para participar desse projeto maravilhoso. Sempre é bom falar de estratégias, principalmente quando usadas para gerar oportunidades. Eu trabalho com consultoria empresarial, então vejo a necessidade de abordarmos mais esse tema, de trazer conhecimento e pautas relevantes”, compartilhou.
Amanda Ferreira encerrou, enfatizando os desafios enfrentados pelos jovens e destacando a busca por habilidades como um diferencial. “O fato de termos jovens sentados, ouvindo o que cada um tem a contribuir, é considerado um ponto positivo. Estamos falando de ingresso no mercado, na universidade, na escolha da profissão e na aquisição de habilidades técnicas e comportamentais. Que possamos ter outros Diário Pocket Talks”, concluiu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar