Pioneira em diversos segmentos da comunicação, a RBATV, hoje afiliada da Rede Bandeirantes (Band), acumula muitas histórias e marca a força do jornalismo paraense em 35 anos de trajetória.
No próximo dia 15 de dezembro, a RBATV comemora, oficialmente, 35 anos desde a fundação, que ocorreu em 1988. E para celebrar essa marca, preparou uma série de reportagens com personagens marcantes da história da televisão.
Ao todo, serão sete reportagens que contam a história de pessoas e fatos que foram noticiados pela RBATV ao longo de 35 anos. O primeiro episódio traz um dos sobreviventes de um acidente aéreo que ocorreu em setembro de 1989.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Sede do Grupo RBA faz parte do contexto histórico
- Vídeo: relembre grandes momentos de Anaice na RBATV
"Isso mostra a força do jornalismo da RBA. A RBA tem um tradição jornalística muito grande. Quando você pega a história da RBA através das reportagens e jornais antigos, você ver o quanto é importante para a história do estado, da Amazona e do Brasil.", destacou Álvaro Borges, diretor de jornalismo da RBATV.
O engenheiro sanitário Paulo Altieri foi um dos sobreviventes da tragédia que deixou 12 pessoas mortas. O avião caiu na fronteira entre o Pará e o Mato Grosso, em uma área de mata fechada. Na época, o resgate foi difícil por conta da dificuldade de acesso ao local.
Quer saber mais sobre as notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Na época, a RBATV foi até o local para fazer a cobertura do acidente e conseguiu imagens e depoimentos exclusivos dos sobreviventes.
"Na história do avião, a RBA mandou uma equipe para cobrir, com o repórter Pascoal Gemaque. Ele acompanhou tudo, o resgate dos sobreviventes, inclusive, a imagem que mostra um dos resgatados é do engenheiro sanitarista que falou com a gente. Então, [essa série] mostra a história, a força da RBA. E eu digo que o arquivo da RBA é o maior arquivo de televisão do estado do Pará", contou Álvaro.
Trabalho de produção
"Ouvimos várias pessoas que acompanharam esses 35 anos [da RBA]. Houve também um trabalho de pesquisa do CEDOC, [Centro de Documentação], onde fica arquivado todas as matérias do jornal, e a partir disso a gente levantou histórias que poderiam ser retratadas. Fizemos todo o processo de apuração, falamos com as fontes, até a produção das reportagens", detalhou Álvaro Borges.
CONFIRA O PRIMEIRO EPISÓDIO DA SÉRIE DE REPORTAGENS
Onde assistir
Os episódios da série vão ao ar todos os dias nas manhãs da RBATV, no programa "Barra Pesada". Até o dia 15 de dezembro, serão sete matérias especiais.
Celebração
Ainda para comemorar o aniversário de 35 anos da TV, na próxima sexta-feira (15), o jornal "Bora Cidade" - apresentado por Agenor Santos e Nathália Lago - será transmitido diretamente da Usina da Paz do bairro do Icuí. No local, uma festa será preparada com muita música e serviços para a população.
O evento foi feito em parceria com o Centro Universitário Fribra, Supermercados Formosa, Hospital Santa Terezinha e Shopping Pátio Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar