A vacinação contra a covid-19 foi retomada ontem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pontos extras instalados em alguns shoppings da capital. Nesta retomada, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), pessoas com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para as formas mais graves da doença, fazem parte do grupo prioritário para receber o imunizante.
A nova estratégia visa ainda evitar aglomerações nos pontos de vacinação, considerando a grande procura pelo imunizante ultimamente. Na UBS do Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, em Belém, a procura pelo imunizante logo nas primeiras horas da tarde, era intensa.
O empresário Raoni Paixão, de 37 anos, aguardava a vez para vacinar-se junto ao filho de 3 anos. Segundo ele, por causa dos recentes casos divulgados, achou melhor se prevenir.
Conteúdos relacionados:
- Novos casos de Covid-19 acendem o alerta para o carnaval
- Alerta: inverno Amazônico pode causar síndromes gripais
- Idoso morre enquanto dançava em "Baile da Saudade" em Belém
Considerando que apenas imunização em massa protege as pessoas da comunidade, diminui o risco de contágio e previne contra a evolução grave da doença, ele reforça. “Cheguei a tomar até a bivalente, então vou tomar a vacina mais por reforço mesmo, é bom a gente ter cuidado, temos crianças em casa, alguns casos de pessoa próximas, então é uma medida de proteção para a família, para todos”, ressalta.
A dona de casa Katiele da Silva, de 23 anos, é natural do município de Chaves, no arquipélago do Marajó, mas está na casa de familiares na capital neste início de ano. Ela conta que quando vem a Belém aproveita para atualizar a caderneta de vacinação dos filhos de 3 e 5 anos. Desta vez, não foi diferente.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“As campanhas de vacinação às vezes não chegam pra lá ou falta vacina. Aí hoje trouxe eles para realizar alguns exames, recentemente tivemos sintomas como febre, dor de cabeça, tosse. Eu cheguei a tomar a terceira dose da vacina contra a covid, eles ainda não tomaram. Ainda bem que vamos conseguir”, disse. (A.L.C)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar