O Dia Internacional da Síndrome de Down é uma data dedicada à conscientização e à promoção da inclusão das pessoas com essa condição na sociedade, a data foi proposta pela Down Syndrome International (DSI), uma organização global dedicada a apoiar pessoas com síndrome de Down e o dia 21 foi escolhido por representar a trissomia do cromossomo 21, que é a característica genética da síndrome de Down (três cópias do cromossomo 21 em vez das duas usuais).
O objetivo principal desta data é aumentar a conscientização sobre a síndrome de Down e promover a inclusão e aceitação das pessoas com essa condição na sociedade. De acordo com dados do Senado brasileiro cerca de 300 mil pessoas vivem com a síndrome no Brasil e a expectativa de vida que já foi de 9 anos, hoje já chega a 60. Além disso, visa celebrar as habilidades e conquistas destacando a contribuição para a comunidade e desafiando estereótipos e preconceitos.
Neste dia também acontecem várias atividades e eventos organizados em todo o mundo para marcar a ocasião. Isso pode incluir conferências, workshops, seminários, campanhas de conscientização, eventos esportivos inclusivos, apresentações artísticas e muito mais. Muitas vezes, esses eventos buscam envolver a comunidade em geral, promovendo a interação e o entendimento entre pessoas com e sem síndrome de Down.
Conteúdos relacionados:
Além dos eventos realizados no próprio dia 21 de março, muitas organizações e grupos dedicados à síndrome de Down lançam campanhas de conscientização que se estendem ao longo do mês de março, conhecido como o Mês da Conscientização sobre a Síndrome de Down.
No Pará, no domingo, dia 24, na Praça Batista Campos em Belém, das 08h às 13h, ocorrerá o evento em comemoração ao Dia das Pessoas com Síndrome de Down. A "Caminhada com Down" terá a presença de profissionais, pessoas com Síndrome de Down e diversas famílias. Todos são bem-vindos a participar do evento.
O que é a Síndrome de Down?
A síndrome de Down, também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo extra, total ou parcialmente, no par de cromossomos 21. Isso resulta em características físicas distintas, deficiência intelectual e pode estar associado a problemas de saúde variados, como problemas cardíacos, dificuldades de visão e audição, entre outros.
As pessoas com síndrome de Down geralmente têm características físicas distintas, como olhos amendoados, nariz achatado, orelhas pequenas e pescoço curto. Além disso, elas podem apresentar deficiência intelectual de leve a moderada, embora o grau de deficiência varie de pessoa para pessoa. No entanto, é importante notar que cada pessoa com síndrome de Down é única e tem suas próprias habilidades, personalidade e características.
Embora a síndrome de Down não tenha cura, muitas pessoas com essa condição conseguem viver vidas plenas e significativas, participando ativamente da sociedade, frequentando a escola, trabalhando e desfrutando de relacionamentos familiares e sociais. O apoio da família, educação inclusiva e acesso a cuidados médicos adequados são essenciais para garantir o bem-estar e o desenvolvimento máximo das pessoas com síndrome de Down.
Repórter: Thayná Coelho
"Thayná Coelho, formada em jornalismo, mãe de uma princesa, gosto de trocar dicas de maternidade, escrever sobre saúde, entretenimento e política. Ama futebol, é torcedora do Clube do Remo e fã de Harry Potter".
Coordenação: Ana Paula Azevedo
“Paraense, formada em Comunicação Social – Jornalismo e mãe do baby Maurício, de 9 meses. Sou apaixonada por pizza e churrasco”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar