Após uma análise do desenvolvimento educacional no Pará, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) irá contribuir com a vida escolar de crianças da região do Marajó, em uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nos próximos dias 27 e 28 de março, o TCM e o FNDE irão ao município de Breves, na Ilha do Marajó, lançar o projeto "FNDE Chegando Junto", para melhorar o desenvolvimento educacional da região, prestando assistência técnica à Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc-PA) e às secretarias municipais de educação.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Salário-educação: Estado e municípios receberão R$ 1,9 mi
- Pará poderá retomar 516 obras de unidades da educação básica
Em visita ao grupo RBA, o conselheiro do TCM, Dr. Cezar Colares, explicou que a escolha inicial para a região do Marajó se deu por vários motivos. Após longa pesquisa, foi constatado um alto índice de evasão escolar e distorção de idade muito alta. Por exemplo, um aluno que deveria estar no quinto ano continua no segundo ano do ensino fundamental.
"O Tribunal é um órgão, não é um órgão de educação, é um órgão de fiscalização, mas nós precisamos também avaliar o resultado, não só a aplicação formal do recurso, mas o resultado, se foi positivo ou não. Então nós resolvemos fazer um diagnóstico do resultado da educação no Marajó, para verificar como estava o aprendizado dos alunos, e naturalmente constatamos que a deficiência é muito grande [...]. Feito isso, elaborado esse relatório, nós então partimos para a segunda fase, o que fazer para ajudar os municípios a melhorar, então mobilizamos os municípios, mobilizamos secretários, mobilizamos prefeitos, vereadores. A estratégia foi criar um grupo, um gabinete, onde nós pudéssemos reunir o máximo de entidades públicas, órgãos públicos, municipais, estaduais e federais, também instituições do terceiro setor que trabalham com educação, para que, de forma articulada, pudéssemos contribuir para melhorar essa realidade", explicou.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Entre as metas do projeto, que contará com o apoio do FNDE e do MEC, estão levar internet para 900 escolas do Marajó, energia solar e transporte fluvial para os municípios. Além disso, muitas ações já ocorreram para haver mais capacitação para ajudar as crianças nas duas vidas escolares.
"Nós temos uma particularidade sobre o transporte escolar na Amazônia que, a maioria dele, é feita por meio fluvial, por embarcações que podem ter um custo mais alto do que os transportes feitos pelas estradas. Nós queremos que eles tenham esse conhecimento também", explicou Cezar Colares.
É bom destacar que o projeto será inicialmente levado ao Marajó, mas há intensão de ser expandido para outras regiões do Estado, algo que já está sendo estudado e estruturado para os próximos meses, contando com as mesmas estratégias de mobilização de políticos e da sociedade em geral.
O diretor do Grupo RBA, Camilo Centeno, enfatizou que essa também deve ser uma preocupação de toda a sociedade: "Nós temos que cumpriu a nossa função social. Nós temos que levar esse conhecimento, essa realidade tem que ser enfrentada por todos os órgãos e participar das ações para que, efetivamente, a nossa realidade mude. E acho que a RBA tem um papel a cumprir, não só a RBA, mas acho que todos os grupos de comunicação devem se engajar nessa luta. Então eu recebo com maior prazer aqui o conselheiro Cezar, que tem comandado essa luta dentro do Tribunal de Contas dos Municípios, junto aos prefeitos, e disse a ele do nosso apoio total para essa iniciativa. É louvável, isso vai gerar muitos frutos, o estado ganha, todos nós ganhamos, nós precisamos ser exemplos no país", concluiu.
Serviço
FNDE Chegando Junto
- Datas: 27 e 28 de março de 2024
- Local: Centro de desenvolvimento e educação profissional Dr. João Messias dos Santos (CEDEP)
- Av. Rio Branco, s/n, Breves, Marajó
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar