plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BENEVIDES

Programa acelera coleta seletiva e economia circular

O lançamento do “Recicla Benevides” teve como objetivo unir todos os segmentos da cidade em prol de um bem comum: a promoção da coleta seletiva, impulsionada pela gamificação e pela mobilização social.

Imagem ilustrativa da notícia Programa acelera coleta seletiva e economia circular camera Divulgação

Parceria entre a Prefeitura Municipal de Benevides, Natura, cooperativa Reciclaben e a ONG Espaço Urbano, programa também apoiará cooperativas parceiras e fomentará empregabilidade na região. A cada quilo de reciclável destinado corretamente, cinco empregos serão gerados indiretamente na cadeia da reciclagem.

Foi celebrado nesta quarta-feira (27) o lançamento do programa "Benevides Recicla", iniciativa em parceria entre a Prefeitura Municipal de Benevides, Natura, Cooperativa Reciclaben e a ONG Espaço Urbano. A parceria foi inaugurada oficialmente em evento que reuniu todos os setores da cidade: Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Agricultura, Cultura, Esporte e Educação. A cerimônia também contou com a presença de uma ampla gama de representantes de organizações não-governamentais, como empresas, entidades religiosas e líderes comunitários.

O lançamento do “Recicla Benevides” teve como objetivo unir todos os segmentos da cidade em prol de um bem comum: a promoção da coleta seletiva, impulsionada pela gamificação e pela mobilização social.

Para Sergio Talocchi, gerente de Cadeias Sustentáveis da Natura, o programa busca informar e engajar a população na realização da coleta seletiva de forma efetiva. “O conhecimento das pessoas sobre o projeto e como participar é fundamental para que se mobilizem e descartem os resíduos nos pontos de troca criados pela cidade. Benevides será uma espécie de cidade fornecedora da Natura, uma população inteira que se une para diminuir o impacto ambiental”, afirma.

Programa acelera coleta seletiva e economia circular
📷 |Divulgação

“Estamos realizando um trabalho de capacitação da cooperativa do município para que possa receber de forma estruturada e profissional os resíduos do programa, assim como outros oriundos da cidade e do Ecoparque, complexo industrial da Natura, que estão sendo doados para a cooperativa”, explica Talocchi. O material coletado será reinserido na cadeia de abastecimento de embalagens da empresa de cosméticos, como uma extensão do projeto Rios Vivos, criado para estruturar cadeias de reciclados na Amazônia, especialmente em comunidades e municípios onde a companhia atua.

Ainda de acordo com Talocchi, o programa “Benevides Recicla” se conecta diretamente com o modelo de negócios da Natura, que busca promover soluções regenerativas, capazes de não só preservar o meio ambiente, mas de restaurar os impactos gerados pela ação humana. No centro da estratégia da empresa, o conceito de regeneração permeia toda a cadeia de valor da companhia e está refletida em seus produtos, como o novo Natura EKOS Concentrado de Castanha. Ao misturar o concentrado com a água, o produto se transforma em um poderoso concentrado em creme, além de um desodorante hidrante. A embalagem refilável é feita 100% com plástico retirado dos rios amazônicos, que contribui para a redução de resíduos e a estruturação de cadeias sustentáveis de plástico pós-consumo em comunidades ribeirinhas e cooperativas de reciclagem.

O evento contou também com a presença do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), representado pelo presidente do consórcio e prefeito de Salesópolis/SP, Vanderlon Gomes, quem apresentou as primeiras iniciativas da Metodologia “Recicla Cidade”, em 2021. O projeto-piloto foi premiado como melhor projeto no Prêmio Estratégias ODS Brasil 2022, Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 e o Prêmio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em boas práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A mesma metodologia é aplicada no programa “Benevides Recicla”, para promover iniciativas de reciclagem e sustentabilidade ambiental em sua região de atuação.

Moeda humanitária

Um dos aspectos mais inovadores do programa é a introdução da "moeda humanitária", abordagem criativa que transforma a coleta de resíduos recicláveis em uma atividade recompensadora. A cada entrega de materiais descartados corretamente, os participantes acumulam moedas, que podem ser trocadas por uma variedade de produtos nas lojas Eco Troca, que abrangem desde itens de primeira necessidade até produtos culturais e esportivos.

“Por meio da ‘moeda humanitária’, os resíduos são ressignificados, tornando-se uma modalidade dos recursos econômicos do município. Essa prática não só incentiva a coleta seletiva e a redução do descarte inadequado, mas também contribui para a melhoria da saúde pública, segurança alimentar e geração de renda local”, explica Luziane Solon, Prefeita de Benevides.

“Além disso, a cada quilo de reciclável destinado corretamente, cinco empregos serão gerados indiretamente na cadeia da reciclagem, fortalecendo assim a economia local de Benevides e toda a região Norte do Brasil”, complementa Solon.

Sobre o programa “Benevides Recicla”

O "Benevides Recicla" é uma iniciativa oriunda do Programa Nacional Recicla Cidade, realizada pela ONG Espaço Urbano em mais de 30 cidades brasileiras. A iniciativa é uma parceria construída entre a Prefeitura Municipal de Benevides, a Natura, a cooperativa Reciclaben e a ONG Espaço Urbano. Seu propósito é sensibilizar e capacitar os atores sociais envolvidos na coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, enquanto aumenta a quantidade e qualidade dos materiais corretamente destinados.

Além de aplicar ações de gamificação e mobilização social, o programa busca estabelecer uma cadeia ética e sustentável, alinhada aos princípios da Agenda 2030 da ONU.

Mais que um programa de coleta seletiva, “Recicla Benevides” é uma iniciativa transformadora que coloca a cidade no mapa como um exemplo de sustentabilidade e economia circular. Ao sensibilizar, capacitar e engajar toda a comunidade, o programa abre caminho para um futuro mais verde e próspero para todos.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias