plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ESCULTURA EM BRONZE

Peça de monumento ícone da Praça da República some em Belém

Youtuber paraense denunciou o sumiço de peça da asa de uma escultura em bronze que faz parte do Monumento à República, símbolo da Praça da República, no centro de Belém.

Imagem ilustrativa da notícia Peça de monumento ícone da Praça da República some em Belém camera Parte final da asa da escultura em bronze do Monumento à República desapareceu. Imagem de antes e depois evidencia a falta da peça. No detalhe, encaixe onde ficava a porção que sumiu | Reprodução/YouTube/Canal Belém de Outrora

Belém é uma cidade que ainda tem resquícios de eras de ouro da capital paraense — desde seus tempos de colônia portuguesa, do ciclo da borracha e de muitas outras épocas importantes — estão presentes na constituição arquitetônica da cidade, como edificações, monumentos e logradouros históricos. Mas o abandono e o descaso acabam por atingir a integridade do que deveria ser preservado.

Um destes patrimônios históricos é o Monumento à República, localizado na Praça da República, na área central de Belém. Uma das esculturas em bronze que fazem parte do monumento centenário, considerado símbolo da praça, teve uma de suas peças furtadas, segundo denúncia feita por um youtuber paraense.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Em vídeo publicado na plataforma YouTube no dia 24 de março, Felipe Rissato, do canal "Belém de Outrora", denuncia o desaparecimento de parte da asa de uma das esculturas que estão na porção mais baixa do Monumento à República, construído pelo escultor italiano Michele Sansebastiano e inaugurado no Dia da Proclamação da República em 1897, há 126 anos.

Segundo o youtuber, imagens gravadas por um perfil nas redes sociais mostram a asa da escultura íntegra no dia 22 de outubro de 2023. Porém, dias depois, uma emissora de TV local fez uma entrada ao vivo na Praça da República e, ao fundo, é possível notar que a porção final da asa da escultura já não estava mais lá.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Durante uma gravação externa para o canal "Belém de Outrora", já em março de 2024, é que o youtuber percebeu que a peça havia desaparecido. Ou seja, entre a última vez em que a escultura foi vista íntegra e a publicação do vídeo passaram-se cinco meses e, até o momento, não há respostas sobre o que teria ocorrido com a parte em bronze que sumiu do monumento.

"Paramos o que estávamos fazendo para registrar o ocorrido e preparar este vídeo apresentando a denúncia deste ultraje ao patrimônio histórico e artístico de Belém", desabafou o youtuber na legenda da publicação.

Monumento à República tem peças em mármore branco e esculturas em bronze e é considerado símbolo da Praça da República, em Belém
📷 Monumento à República tem peças em mármore branco e esculturas em bronze e é considerado símbolo da Praça da República, em Belém |Reprodução

POSSÍVEL FURTO

Apesar de ser uma peça pesada, por se tratar de uma escultura em bronze, a principal suspeita é de que a parte da asa tenha sido furtada. No entanto, a Guarda Municipal de Belém informou, em nota, que nenhum registro de furto de peças de esculturas na Praça da República foi feito até então. Além disso, a GMB ressaltou que mantém um posto fixo com vigilância 24h na praça, com três agentes escalados por turno.

Vale lembrar que provocar danos ou subtrair patrimônio público é crime qualificado e os responsáveis podem ser penalizados conforme a lei, sob pena de seis meses a um ano de prisão ou o pagamento de multa e também crime de furto. A pena poderá chegar a ser de um a 4 anos e aplicação de multa, que pode ser agravada se o crime for qualificado.

A Guarda Municipal de Belém destacou que denúncias sobre furtos e qualquer outro tipo de crime e situação suspeita podem ser feitas por meio do número 153.

VEJA O VÍDEO:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias