plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DOENÇA DE CHAGAS

Planetário do Pará sedia evento neste sábado (13)

O evento Expresso Chagas 21 acontece neste sábado (13) e tem como objetivo conscientizar sobre a Doença de Chagas.

Imagem ilustrativa da notícia Planetário do Pará sedia evento neste sábado (13) camera Belém é, atualmente, a cidade do Brasil que mais registra casos agudos da doença de Chagas. | Foto: Monique Hadad/ Ascom UEPA

Em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, que será celebrado na próxima segunda-feira (14), o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), sediará o evento Expresso Chagas 21, neste sábado (13), das 9h às 12h, no CCPPA. A iniciativa será realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, além dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, e Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) da Uepa, e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

O objetivo é ampliar a conscientização sobre a doença de Chagas, por meio de uma programação que inclui sessão de cúpula, palestras, mesa-redonda e exposição. Os interessados podem se inscrever através do preenchimento de formulário on-line, disponível aqui.

Entre os assuntos abordados, estão: aspectos gerais sobre a doença de Chagas, manejo correto na captura do barbeiro, principais espécies presentes no município de Belém e o ciclo do parasita no vetor e no homem. Participarão representantes da reitoria da Uepa, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade, do Planetário do Pará, além de docentes da instituição e da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento também contará com a participação remota da diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Tania Cremonini.

Conteúdos relacionados

Conforme a diretora do IOC, Belém é, atualmente, a cidade do Brasil que mais registra casos agudos da doença de Chagas, então, realizar o Expresso Chagas 21 na capital paraense é importante para “trazer conhecimento à população, para que ela conheça os riscos que está exposta em relação à possibilidade de transmissão da doença de Chagas, e para que consiga identificar os sintomas da doença”.

No Pará, o risco de transmissão está principalmente associado à ingestão de alimentos contaminados, em especial o açaí, quando é manipulado indevidamente, com a presença dos triatomíneos, insetos popularmente conhecidos como barbeiros. “O açaí é essencial para a alimentação de todo o paraense, então, é muito importante as pessoas saberem que no açaí - e também em outras frutas, como a bacaba - você precisa fazer sempre um procedimento de boas práticas de higiene, antes de processá-lo para o alimento regular”, afirma Tania.

Relevância

A diretora do IOC recordou que o Expresso Chagas 21 já foi desenvolvido no Planetário do Pará, em novembro de 2022, e reforçou a relevância da parceria para tornar a sociedade “cada vez mais consciente e aguerrida na luta pelo seu direito à educação, quanto aos riscos que deve enfrentar para viver com qualidade”.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Segundo o diretor do Centro de Ciências e Planetário do Pará, professor José Roberto Silva, o evento irá conscientizar a sociedade sobre as mais recentes descobertas e pesquisas relacionadas à doença de Chagas, “através da parceria com a Fiocruz, com os Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, e Ensino em Saúde na Amazônia da Uepa, e com a Sesma, que fará uma exposição entomológica sobre o barbeiro e os procedimentos para a erradicação da doença”.

Na visão do diretor, o papel da Universidade do Estado do Pará, como instituição que alia ensino, pesquisa e extensão, é primordial no desenvolvimento de ações como a do Expresso Chagas 21.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias