O Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna", em Belém, estará participando do Global Big Day, pela primeira vez. O evento global reunirá observadores de aves neste sábado (11), que irão competir para registrar o maior número possível de espécies em 24 horas.
Para esta ocasião especial, o Parque abrirá suas portas excepcionalmente às 5h e permanecerá aberto até à meia-noite. Aos interessados em acompanhar esta programação e contribuir para o registro de aves, é necessário fazer um cadastro prévio no site do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).
O Global Big Day é organizado desde 2015 pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell e tem quebrado recordes a cada ano. Em 2024, mais de 58 mil pessoas em todo o mundo coletaram 3,2 milhões de observações de aves em 148 mil listas de verificação, contribuindo significativamente para o conhecimento e conservação das aves.
Participar da competição é simples: basta criar uma conta na plataforma digital eBird e registrar as observações feitas durante o Global Big Day. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode contribuir para este evento, seja observando aves pela janela, no quintal de casa, na praça ou em um parque, como o Utinga.
Conteúdo Relacionado
Além da competição e da diversão, o Global Big Day desempenha um papel fundamental na ciência e conservação das aves. As informações coletadas e depositadas na plataforma eBird, não apenas nesse dia, mas ao longo de todo o ano, são essenciais para estudos sobre populações de aves em todo o mundo. Esse conhecimento embasa políticas de conservação e é um exemplo do poder da ciência cidadã na proteção da biodiversidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar