Seja o imbatível pato-no-tucupi, a tradicionalíssima maniçoba, o agora famoso nacionalmente tacacá. Não importa o modo de preparo ou o ingrediente. O fato é que a culinária paraense há muito ultrapassou as fronteiras do Estado e ganhou o Brasil e o mundo, com seus temperos exóticos e sabores singulares.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Veja os fascículos do Passaporte Belém Digital 2024!
- O melhor da gastronomia está no Passaporte Belém Digital
Os participantes do projeto aguardam com expectativa a eleição entre os melhores para participar da iniciativa, sobretudo os que participam pela primeira vez, como é o caso do “Açaí Empório Chique”. Afonso Pinto da Silva Neto atua no ramo de venda de açaí há mais de 25 anos. “É a primeira vez que participamos do projeto e ter nosso estabelecimento lembrado como um dos finalistas é muito bom é já considero como uma vitória, pois mostra que o açaí que vendemos é reconhecido pelo mercado e pelos nossos clientes”.
Afonso acredita que o Passaporte representa muito em termos de divulgação do produto, sobretudo os feitos com higiene e segurança como é o caso do seu açaí. “Tento passar a meus clientes o melhor açaí em sabor, cheiro e paladar, cumprindo todas as normas sanitárias estabelecidas, com frutos selecionados e fornecedores próprios, preservados a higiene e o manuseio do fruto e participar desse projeto atesta a qualidade do que comercializamos”.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O publicitário Pedro Paulo Souza Frias é proprietário da “Lisboeta Pastéis de Nata”, que também participa pela primeira vez do projeto, concorrendo na categoria de Melhor Doceria. Na sua avaliação o “Passaporte...” funciona como uma validação importante do negócio para os empresários do ramo, “assim como estimula a criatividade, e é um ótimo incentivo para novos comércios e os que já estão estabelecidos no mercado. O Jornal Diário do Pará está de parabéns pela iniciativa!”, elogia.
VETERANO
A “The Premium Steaks”, que participa na categoria Melhor Steak, é um dos estabelecimentos veteranos na iniciativa. Ricardo Costa, cozinheiro e “Head Chef” do negócio afirma que é sempre muito importante participar de qualquer iniciativa que promova o setor gastronômico da cidade. “São projetos onde podemos mostrar ainda mais nosso trabalho em cada segmento e saber que estamos no caminho certo junto aos nossos clientes”, diz o empresário, que já participou de 5 edições ganhando 5 estrelas.
Costa destaca ainda a promoção da cultura local. “São projetos que valorizam e divulgam ingredientes regionais, pratos típicos e tradições culinárias que contribuem para a preservação da cultura local, ajudando a atrair turistas interessados em experimentar a autenticidade da comida local”, elogia o chef, que também participa do projeto com a “The Pug Osteria”, na categoria de Melhor Comida Italiana.
O chef Thyago Guarany comanda as panelas do Mirakuru Street Food, que concorre na categoria de Melhor Comida Internacional, diz que uma indicação em premiações como o “Passaporte Belém” “é uma forma de reconhecimento do nosso esforço diário; da nossa desconstrução para a construção de pratos, experiências e sabores”
O restaurante já participou de 4 edições: uma na categoria de melhor chef, 2 na categoria de comida japonesa e 1 na categoria internacional. Ainda não levou nenhum prêmio. “Independente disso, projetos como esses são um estímulo para que pessoas que não conhecem nosso trabalho passem a valorizá-lo e isso é muito importante para o crescimento e manutenção do negócio”, diz.
GUIA DIGITAL
A 10ª edição do projeto “Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia” foi lançada no último dia 5 em formato totalmente digital. O primeiro suplemento trouxe os melhores nas categorias Açaí, Bar, Churrascaria e Doceria.
O suplemento seguinte trouxe os melhores nos segmentos Hamburgueria, Comida Internacional, Comida Italiana e Comida Japonesa. Hoje os leitores conhecerão os melhores nas áreas de Padaria, Peixaria, Petisco de boteco e Pizzaria.
Os suplementos estão disponibilizados no site do jornal (www.diariodopara.dol.com.br) e na sua versão digital trazendo um guia completo sobre as melhores experiências culinárias da capital. O suplemento com os últimos restaurantes será disponibilizado no dia 02/06.
O júri vota e escolhe seus estabelecimentos favoritos em 22 categorias, que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém.
Os internautas também serão convidados a votar em espaço exclusivo no Portal Diário On Line (DOL) através do Hotsite http://passaporte.dol.com.br; e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul.
Em seguida é elaborado um ranking gastronômico. Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação.
A cerimônia de premiação deve ocorrer no final de junho. Na ocasião será lançado o guia virtual “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2023” com informações de todos os campeões, segundos e terceiros lugares de cada categoria.
FASCÍCULOS
Suplemento 1 (05/05)
- Melhor Açaí
- Melhor Bar
- Melhor Churrascaria
- Melhor Doceria
Suplemento 2 (12/05)
- Melhor Hamburgueria
- Melhor Comida Internacional
- Melhor Comida Italiana
- Melhor Comida Japonesa
Suplemento 3 (19/05)
- Melhor Padaria
- Melhor Peixaria
- Melhor Petisco de boteco
- Melhor Pizzaria
Suplemento 4 (26/05)
- Melhor Comida Popular
- Melhor Comida Regional
- Melhor Salgado
- Melhor Comida Saudável
- Melhor Sorvete
Suplemento 5 (02/06)
- Melhor Steak
- Melhor Tacacá
- Melhor Café
- Melhor Adega
- Melhor Chef
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar