plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Pará preserva mil vidas nos primeiros cinco meses deste ano

Os números apontam uma redução de mil casos de crimes violentos letais intencionais em seis anos, entre 1º de janeiro a 23 de maio deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2018

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará preserva mil vidas nos primeiros cinco meses deste ano camera Além dos investimentos na área de segurança, o Pará dispõe também de um dos maiores programas de cidadania do país, o TerPaz | ( Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

O mês de maio de 2024, mais precisamente de 1 a 23, apresenta uma importante redução no índice da criminalidade do Estado do Pará, conforme dados apresentados na sexta-feira, 24, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac).

O Pará, só em 2024, já preservou mil vidas quando comparado com a realidade do mesmo período do ano de 2018. O resultado desta conquista representa o trabalho intenso e diário desenvolvido pelas forças de segurança, no enfrentamento da criminalidade, proporcionando maior segurança e impactando na redução dos índices de violência registrados por todo o Estado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Em seis anos, o Pará computava 1.722 ocorrências de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), aqueles que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Ainda este ano, esse número caiu para 722 registros. Os números apresentados são referentes ao período comparativo de 1 de janeiro até 23 de maio dos anos de 2018 e 2024.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará em exercício, Luciano de Oliveira, ressalta as ações de segurança realizadas pelo Estado ao longo desses seis anos de gestão bem-sucedida, onde o Pará se destaca entre os estados brasileiros que mais reduziram a criminalidade, e como consequência preservando o maior número de vidas, oferecendo assim mais segurança aos paraenses.

Quer ler mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

“Esses números são indicativos do quanto o trabalho que o Sistema de Segurança do Estado, atuando de forma integrada, vem gerando conquistas e resultados muito positivos para o nosso Estado. Alcançar o índice de menos mil crimes, em seis anos, é um feito muito importante, fruto de uma atuação constante das forças e de estratégias muito bem-sucedidas para o combate a criminalidade violenta, com investimentos nas corporações policiais, com aquisição de equipamentos e recurso de tecnologia, aliado às ações de inteligência e numa maior celeridade aos processos investigativos resultantes em rápidas elucidação dos crimes, e sobretudo, na prevenção para que esses nem aconteçam”, disse.

“Temos ao nosso recurso, todo um aparato de segurança pública direcionado para as ações de rondas, visando a garantia de uma maior ordem social, preservação de patrimônios públicos e o mais importante, na preservação das vidas da nossa população”, pontuou Luciano de Oliveira.

Nos últimos seis anos o Governo do Estado reforça o investimento em ações integradas com os órgãos do Sistema de Segurança
📷 Nos últimos seis anos o Governo do Estado reforça o investimento em ações integradas com os órgãos do Sistema de Segurança |( Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

Nos últimos seis anos o Governo do Estado reforça o investimento em ações integradas com os órgãos do Sistema de Segurança, além de aumentar o potencial investigativo, com ações integradas das agências de inteligência e grandes investimentos no âmbito da segurança pública como a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, armamentos, criação de novos concursos públicos para o aumento do efetivo, o fortalecimento das ações fluviais, aquisição de lanchas rápidas e blindadas, e ainda, com a implantação de uma Base Integrada Fluvial de Segurança no Marajó e a previsão de outras duas novas bases, uma para o município de Óbidos e a outra para a cidade de Barcarena até o final deste ano.

Além dos investimentos na área de segurança, o Pará dispõe também de um dos maiores programas de cidadania do país, o TerPaz - Territórios Pela Paz - que desenvolve políticas públicas em bairros que antes eram apontados como os mais violentos, e que através de ações de choque operacional, realizados pela segurança pública, seguidas de atividades de defesa social, oportunizam à comunidade ações de qualificação profissional, esporte, lazer e cultura, por meio das Usinas da Paz.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias