Com a proximidade do verão amazônico, a procura por atividades físicas, academia e produtos fitness aumenta. No entanto, os cuidados com a estética e qualidade de vida foram destaque durante todo o ano de 2023, no Brasil.
Um levantamento realizado pelo Itaú registrou um aumento de 35% neste ano no valor transacionado com academias (seja diretamente ou por plataformas de assinatura), moda esportiva e suplementação em comparação com 2022, com um ticket médio mensal de R$ 146,97.
“Eu malho há três anos e, entre idas e vindas, estou sempre em busca de atingir o meu potencial. O que antes começou pela estética, agora, está ligado diretamente a minha saúde, faz parte da minha rotina. A minha alimentação também gira em torno desse projeto”, relata Deivison Cardoso, professor de física.
Conteúdos relacionados:
- Terceira idade pode ser marcada por qualidade de vida
- Pré-treino certo? Veja o que se pode ou não consumir
De acordo com o educador físico Alan Santana, 38 anos, a alta demanda é perceptível. “Eu vejo muita exigência no consumidor do produto fitness. Por isso, trazer este cliente para perto, analisar o seu perfil e oferecer a ele o que melhor se enquadre em suas necessidades é o ideal”, esclarece Alan.
Motivada pela estética, a estudante Ana Clara Lobato, 20, ressalta que a rotina “fitness” é, antes de tudo, um estilo de vida. “Nunca fui sedentária e nem me alimentam mal. Porém, sempre fui bem magra, não me sentia confortável com meu corpo. Hoje eu me sinto mais confiante, para usar a roupa que eu quiser”, conclui.
Atitude que o casal Victor Scerni, 26, e Suzana Ribeiro, 24, conhece bem. Para eles, que malham juntos, há um ano e seis meses, a paixão pela academia começou como uma forma de terapia e, hoje, chega a influenciar nas compras da casa. “A creatina já faz parte da minha rotina, é a minha compra mensal. Me ajuda a ficar mais ativo, tanto no treino quanto no meu dia a dia”, conta Scerni, matemático. “Pode se dizer que eu compro, em média, duas roupas novas por mês. É o meu momento de lazer, então preciso estar confortável”, conclui Suzana, empresária.
Quer saber mais notícias de Saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
Apesar da inclusão de exercícios físicos regulares à rotina ser estimulada por especialistas, quem quer entrar em forma tem que tomar cuidado com excessos. “A busca incessante pelo dito ‘corpo perfeito’, na maioria das vezes, pode levar a exageros que podem prejudicar seriamente a saúde. Então, seja por qual motivo for, é importante ter em mente que a busca por atividade física tem que ser motivada primordialmente pela saúde, e nunca se deve exagerar”, afirma Alan.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar