plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
XI FÓRUM

TCE-PA & Jurisdicionado debate IA, COP-30 e sustentabilidade  

Sustentabilidade, inteligência artificial, COP-30 e controle externo serão destaques no XI Fórum TCE-PA e Jurisdicionados que inicia nesta quinta-feira, 20

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia TCE-PA & Jurisdicionado debate IA, COP-30 e sustentabilidade   camera Foto: Divulgação

Nos dias 20 e 21 de junho, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizará o XI Fórum TCE-PA & Jurisdicionados no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento terá como tema “Sustentabilidade e Novas Tecnologias: o atual modelo de desenvolvimento”.

Realizado tradicionalmente há mais de uma década, o Fórum TCE-PA e Jurisdicionados visa promover o aprimoramento permanente das atividades de fiscalização das instituições públicas de nosso estado.

“Temos a oportunidade de debater estratégias e soluções para um futuro mais equilibrado, inclusivo e responsável. O Tribunal de Contas do Estado do Pará pretende promover o acesso de gestores, agentes públicos e cidadãos às fontes necessárias para inspirar políticas e práticas de governança que considerem os fatores econômicos, humanos e ambientais necessários na jornada rumo ao desenvolvimento sustentável”, disse a Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes.

“Participar desse importante evento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, é uma oportunidade para destacarmos os nossos desafios e avanços na gestão ambiental do estado em um momento crucial, em que as mudanças climáticas impõem seus efeitos e em que somos convocados a agir”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, um dos palestrantes no primeiro dia do evento.

“No Pará, teremos a COP 30 em 2025, uma janela que se abre para tratarmos de mudanças climáticas na maior floresta tropical do mundo, e neste ano que antecede esse grandioso evento global, falar das ações que estamos desenvolvendo no Governo do Estado, por meio da Semas, é fundamental, seja em inovações nas ações de comando e controle, que tem nos garantido a redução gradativa do desmatamento, seja no estímulo à bioeconomia e nas ações de recuperação da vegetação nativa”, completou.

Criado por meio da Resolução nº 17.722/2009, o evento de caráter técnico-pedagógico já se consolidou no cenário brasileiro como uma das maiores programações na área de controle externo, congregando gestores públicos, servidores públicos estaduais e municipais, contadores, advogados, prefeitos, vereadores, representantes de organizações do terceiro setor e demais interessados em torno de discussões importantes sobre temas da atualidade na administração pública. Em 2024, o evento estará sob a coordenação do Conselheiro Vice-Presidente Fernando de Castro Ribeiro.

Programação

Dia 20 de junho - Abertura da programação ocorrerá às 10h30, com a conferência “Princípios das atividades jurisdicionais dos Tribunais de Contas", a ser conduzida pelo Juiz-Presidente do Tribunal de Contas de Portugal José Tavares. Às 11h20, será a vez do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará, Mauro Ó de Almeida, abordar “As transformações digitais das entidades ambientais estaduais: Comando e Controle e Transição Econômico-Ecológica”.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

No período da tarde, às 14h, o Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, fará a palestra “Os Tribunais de Contas na Implantação da Agenda 2030”. Às 15h, o Conselheiro Substituto do TCE- MT, Luiz Henrique Lima apresentará o tema “Rumo à COP-30: O Papel dos Tribunais de Contas no Controle da Gestão Ambiental”. Logo após, às 16h20, serão discutidos aspectos das “Licitações e Contratações Públicas: conectando responsabilidade e eficiência, por Teresa Villac - advogada da União, coordenadora da Câmara Nacional de Sustentabilidade da Consultoria - Geral da União. Na última palestra da tarde, às 17h20, o Ministro do TCU, Antônio Anastasia explicará “O papel da Administração Pública na construção do desenvolvimento sustentável”.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Dia 21 de junho - No segundo dia do Fórum, a programação será aberta às 9h, com o Conselheiro Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB). Ele tratará acerca dos “Tribunais de Contas e as Políticas Públicas: oportunidades e desafios”. Às 10h, o secretário de controle externo de governança, inovação e transformação digital do estado - TCU, Wesley Vaz, explanará sobre “A Nova Governança Pública na Era da Inteligência Artificial - Os impactos na Liderança e na Estratégia”. Por fim, às 11h, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça conduzirá a conferência de encerramento “Limites e Contornos do Controle da Administração Pública”.

As inscrições para o XI Fórum TCE-PA e Jurisdicionados podem ser feitas pelo hotsite no endereço: https://tcepa11.editoraforum.com.br/

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelo e-e-mail [email protected] ou ligar para (91) 3210-0844

Serviço:

XI Fórum TCE-PA & Jurisdicionados - “Sustentabilidade e Novas Tecnologias: o atual modelo de desenvolvimento”

DATA: 20 e 21 de junho

Abertura: quinta-feira, dia 20, às 10h30.

Local: Hangar – Centro de Convenções (Avenida Dr. Freitas, S/N - Marco, Belém)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias