Os olhos do mundo estão voltados para a Amazônia e a preservação ambiental na região. Por isso, autoridades internacionais chegam ao Brasil para debater o assunto mais de perto.
Neste sábado (27), a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet L. Yellen, chegará a Belém para participar de uma reunião de ministros da bacia amazônica organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), focada nos esforços internacionais contra as mudanças climáticas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- G20 foca na garantia de vida para esta e próximas gerações
- Imprensa mundial destaca visita de Emmanuel Macron a Belém
Em Belém, Yellen fará um discurso ressaltando a liderança do governo Biden no combate às mudanças climáticas, enfatizando a importância de ações concretas para enfrentar essa ameaça global. Ela discutirá também a necessidade de alinhar os bancos multilaterais de desenvolvimento com as metas climáticas globais e participará de encontros com representantes do setor privado e de instituições regionais para fortalecer a cooperação contra crimes ambientais, especialmente na Amazônia. A agenda inclui uma mesa-redonda focada na coordenação de esforços contra finanças ilícitas associadas a crimes ambientais.
Porém, a visita da secretária ao Brasil começa no dia 24, quando Yellen participa de importantes encontros internacionais. A programação inclui a Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais do G20, no Rio de Janeiro, além de compromissos bilaterais e eventos paralelos.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Durante o G20, Yellen destacará o papel de liderança dos Estados Unidos no sistema multilateral, visando expandir as oportunidades econômicas tanto para o país quanto para seus parceiros comerciais. A secretária se reunirá com seus homólogos para promover a cooperação em desafios globais, fortalecer a economia global e dar continuidade à recuperação econômica dos EUA sob a administração do presidente Joe Biden. Entre os objetivos estão a evolução dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, o fortalecimento do Fundo Monetário Internacional (FMI), o combate às mudanças climáticas e a questão da dívida soberana. Yellen também buscará aprofundar os laços econômicos com o Brasil, considerado um parceiro estratégico.
Nos encontros do G20 e em reuniões bilaterais, Yellen reafirmará o compromisso dos EUA com a Ucrânia, destacando o apoio à defesa ucraniana contra a invasão russa e os esforços para negar à Rússia recursos financeiros e armamentos. Ela também abordará as atividades desestabilizadoras do Irã e as consequências humanitárias e econômicas do conflito no Oriente Médio.
CONFIRA A AGENDA DA SECRETÁRIA EM BELÉM:
Sábado, 27 de julho
- Às 11h00 (Horário de Brasília), fará um discurso em uma reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento com ministros de finanças, economia e meio ambiente da Bacia Amazônica. Haverá uma sessão de fotos para cobrir o discurso da secretária para a imprensa previamente credenciada.
- Às 12h30 (Horário de Brasília), a secretária Yellen e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn, organizarão um almoço e uma mesa-redonda com líderes brasileiros dos setores empresarial e financeiro, investidores e formuladores de políticas sobre o papel do setor privado no apoio à conservação e restauração da Amazônia. Haverá uma sessão de fotos para cobrir os comentários iniciais da secretária nesta reunião para a imprensa previamente credenciada.
- Às 14h30 (Horário de Brasília), organizará uma mesa-redonda sobre crimes ambientais para avançar a cooperação regional contra finanças ilícitas associadas a crimes ambientais. Haverá uma sessão de fotos para cobrir os comentários iniciais da secretária nesta reunião para a imprensa previamente credenciada.
- Às 16h00 (Horário de Brasília), fará um discurso sobre o trabalho contínuo do governo Biden com aliados e parceiros globais para enfrentar as mudanças climáticas. Este discurso no Museu Goeldi será aberto à imprensa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar