plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
BOMBA CALÓRICA

Isso é o que acontece no corpo de quem toma açaí!

Você sabe o que acontece no corpo de quem toma açaí? Veja o que dizem os especialistas em nutrição!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Isso é o que acontece no corpo de quem toma açaí! camera Açaí é conhecido por ser uma bomba calórica, mas depende de seus acompanhamentos. Fruto por si só pode oferecer diversos benefícios para a saúde. | Prefeitura de Belém/Divulgação

Símbolo da cultura paraense, o açaí é saboreado em quase todo o território nacional. No Pará, o fruto faz parte da identidade cultural dos habitantes e é consumido normalmente com farinha, peixe frito ou outros acompanhamentos.

CONTEÚDO RELACIONADO

Mas você sabe o que acontece no corpo de quem toma açaí? Inclusive, você já deve ter ouvido que o fruto é uma bomba calórica, mas calma!

Segundo a nutricionista clínica Zainab El Moukdad e a nutróloga Andrea Sampaio, ambas do Hospital Sírio-Libanês, quem consome o alimento de forma saudável pode observar vários benefícios para a saúde.

Quer ler mais notícias? Acesse nosso canal no Whatsapp

OS DEZ PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

  • Rico em antioxidantes: “O açaí é uma fonte poderosa de antioxidantes, como antocianinas e flavonoides, que protegem as células contra danos causados pelos radicais livres. Essa propriedade é responsável por manter a saúde celular e pode ser associada à proteção contra doenças crônicas”, explica Zainab.
  • Controle do colesterol com proteção ao coração: “A alta concentração de antocianinas e fitosteróis no açaí promove o relaxamento e proteção dos vasos sanguíneos. O fruto açaí é composto por ácidos graxos insaturados, que agem evitando a deposição excessiva de LDL (lipoproteína de baixa densidade, o colesterol ruim) nas paredes celulares enquanto as antocianinas combatem os radicais livres, que são responsáveis pela oxidação do LDL e diminuição dos níveis do HDL (lipoproteína de alta densidade)”, detalha Andrea.
  • Impacto nas artérias: “Os compostos do açaí reduzem os níveis de LDL e promovem a saúde das artérias. Essa ‘conexão’ é especialmente relevante, considerando que o açaí é tradicionalmente consumido com peixes na região Norte do Brasil”, pontua a nutricionista Zainab.
  • Efeito na dislipidemia, síndrome metabólica e diabetes tipo 2: “Alguns estudos clínicos demonstraram que os compostos fenólicos possuem efeitos benéficos na redução dos riscos de obesidade associada a doenças crônicas como diabetes tipo 2. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode modificar favoravelmente o metabolismo das gorduras e a homeostase da glicose, que reduzem os riscos de síndrome metabólica e as complicações do diabetes tipo 2”, relata a nutróloga Andrea.
  • Melhora a função cognitiva: “Os antioxidantes presentes no açaí também podem beneficiar a saúde do cérebro, pois protegem as células cerebrais contra o estresse oxidativo e a inflamação”, afirma El Moukdad.
  • Perfil imunológico em alta: “Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ácidos graxos ômega-9 e antocianinas, o açaí fortalece o sistema imunológico, aumenta as células de defesa do corpo e melhora o processo de cicatrização. Alguns estudos demonstraram que o açaí leva ao estímulo tanto da célula T quanto na atividade das células gama-delta mieloide”, explica Sampaio.
  • Saúde digestiva em dia: “Uma boa fonte de fibras essencial para a saúde digestiva, que promove a regularidade intestinal e mantém um microbioma intestinal saudável”, discorreu Zainab.
  • Prevenção de doenças neurodegenerativas: “As propriedades antioxidantes do açaí atuam na manutenção das células neuronais e no controle dos radicais livres, que levam a prevenção de doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson e o Alzheimer. O açaí permite reduzir o acúmulo da proteína beta-amiloide, que é a proteína associada com o desenvolvimento dessas doenças. Alguns estudos também indicam que o consumo do açaí pode proteger e melhorar o desempenho cerebral”, garantiu Andrea.
  • Saúde da pele: “Os antioxidantes e nutrientes presentes beneficiam a saúde da pele, ajudam a combater os efeitos do envelhecimento precoce e a manter a pele saudável e radiante”, concluiu a Dra. Zainab El Moukdad.
  • Redução do risco de câncer: “Estudos in vitro demonstraram que as frações dos polifenóis podem reduzir entre 56 e 86% a proliferação das células de leucemia”, finalizou a Dra. Andrea Sampaio.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias