plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PROCEDIMENTO INSTAURADO

MPPA vai fiscalizar políticas de arborização em Mosqueiro

Além da proteção ambiental, o procedimento de fiscalização vai focar na questão da arborização do Distrito de Belém.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia MPPA vai fiscalizar políticas de arborização em Mosqueiro camera Essa ação do MPPA está fundamentada no direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, previsto no artigo 225 da Constituição Federal de 1988 | Reprodução/Agência Belém

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do 1º Promotor de Justiça de Mosqueiro, Emério Mendes Costa, iniciou um Procedimento Administrativo para supervisionar a aplicação da legislação relacionada à proteção de espécies arbóreas incluídas nas políticas de arborização e proteção ambiental no Distrito de Mosqueiro.

Essa ação do MPPA está fundamentada no direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, previsto no artigo 225 da Constituição Federal de 1988, que estabelece o dever do Poder Público e da sociedade em preservar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.

A iniciativa também leva em consideração a política nacional do meio ambiente, definida pela Lei Federal nº 6.938/1981, que visa preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental para assegurar o desenvolvimento socioeconômico.

Conteúdo relacionado:

No âmbito municipal, a medida está em conformidade com a política urbana de Belém, que prevê a preservação do patrimônio ambiental e a valorização do patrimônio arquitetônico, artístico, cultural e ambiental, conforme estabelecido na Lei Orgânica do Município e no Plano Diretor (Lei Municipal nº 8.655/2008). Em particular, a legislação municipal protege as árvores das espécies mangueira (Mangifera indica) e sumaúma (Ceiba pentandra), reconhecendo-as como parte do patrimônio histórico e paisagístico de Belém.

O MPPA determinou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Agência Distrital de Mosqueiro e representantes da sociedade civil sejam convocados para uma reunião ampliada com a Promotoria de Justiça de Mosqueiro.

Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp

O encontro terá como objetivo discutir as ações necessárias para a realização de um inventário arborístico do distrito e outras medidas de proteção ambiental.

Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi solicitada a informar à Promotoria, no prazo de 10 dias, sobre a existência de políticas públicas em execução que atendam às disposições das leis municipais pertinentes e do Manual Técnico de Arborização Urbana de Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias