O Governo do Pará acaba de alcançar a marca de 150 escolas estaduais totalmente reconstruídas e devolvidas à população. Só ontem, 12, o governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), entregou duas unidades no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, e que atenderão mais de 500 estudantes de Ensino Fundamental e Médio, incluindo os que fazem parte do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). À ocasião, o governador, acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan (MDB), anunciou que o acesso à internet em toda a rede estadual de ensino já é uma realidade.
“Hoje festejamos 100% das escolas públicas do Pará com internet. Eu duvido que em 100% das escolas de estados, muito mais ricos do que o Pará, se tem 100% de internet. Mas aqui tem 100% de internet em todas as escolas. E nós não estamos falando de escola urbana somente, mas também de escola ribeirinha, indígena, quilombola, rural, porque distância é a internet que pode encurtar. E nós não podemos fazer com que a distância represente uma diferença de qualidade do acesso à informação. Portanto, isso é motivo de orgulho para nós”, celebrou o chefe do Executivo estadual.
Leia mais:
- Escola de enfermagem da UEPA abre cursos gratuitos
- Alunos do Pará conquistam medalhas na Olimpíada de Geografia
- Escola estadual no Pará está entre as melhores do mundo
Segundo município mais populoso do Pará, Ananindeua agora volta a contar com as escolas estaduais “Elaine Ismaelino de Freitas”, localizada no bairro do Paar, que atende cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental; e “Joaquim Viana”, de Ensino Fundamental e Médio, e com atualmente 350 estudantes, distribuídos em ensino integral e EJA. Toda a reabilitação das unidades foi coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e envolve reestruturação completa, prédios novos, climatização das salas, quadra esportiva coberta, dentre outras melhorias.
O dia começou na escola de número 149, a Elaine Ismaelino de Freitas, onde Helder e Hana exaltaram o trabalho de transformação da educação pública que vem sendo colocada em prática pela gestão estadual desde janeiro de 2019.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
“As estratégias passam pelo lado pedagógico, de valorização dos profissionais, de avaliação, de monitoramento do aluno, da redução da evasão escolar, de investimento em merenda, em transporte, mas também pela reconstrução das estruturas físicas, que é fundamental. Esta escola estava em um cenário absolutamente degradado, sem qualquer ambiente para os alunos, sem qualquer ambiente para os professores - era um pouco do retrato do que foi lamentavelmente, um dia, a educação pública no Pará. E poder voltar aqui hoje, com uma escola reconstruída, bonita, com toda a condição de bem receber os alunos, nos dá a certeza de que isso vai estimular com que as mães, os pais, possam matricular os alunos e que os alunos tenham entusiasmo de vir para cá, não apenas se matricular, mas concluir o ano letivo. Aqui estamos cumprindo a nossa meta e a nossa missão”, declarou Helder.
“Saudosismo”
Curiosamente, a unidade foi entregue em 1991, durante a gestão do ex-governador e atual senador da República, Jader Barbalho (MDB). “Devo confessar que me dá um saudosismo especial aqui, poder ver a placa de quando meu pai, em 1991, entregou essa escola aqui para o Paar. Poder voltar aqui 33 anos depois e entregar essa escola reconstruída é motivo de muita realização e de muita felicidade. Essa escola aqui, na década de 90, quando houve a ocupação, meu pai e minha mãe vieram aqui, tanto que você vai olhar, a escola não foi construída pela Seduc e sim pela Companhia de Habitação do Estado e olha o que é o destino: hoje nós estamos entregando essa escola. Eu sonhei isso, eu construí isso e nós estamos aqui para dar para vocês. Portanto, quero parabenizar e pedir que a gente possa continuar junto, trabalhando cada vez mais por Ananindeua, trabalhando por todo o Pará”, enalteceu o governador. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 1.215.620,65.
PARA ENTENDER
Escola Elaine Ismaelino de Freitas
A unidade escolar, que atende turmas do 1º ao 5º ano, agora conta com novos espaços, entre eles, a sala de atendimento socioemocional, laboratório de informática, além da revitalização das cinco salas de aula, sala da coordenação pedagógica, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), bloco de banheiros, recreio e quadra coberta, direção, cozinha com depósito, acessibilidade e internet.
Helder exalta trabalho coletivo em prol da educação
A agenda no município continuou com a entrega da EEFM Joaquim Viana, a 150ª unidade escolar entregue pelo Estado, e que é resultado de um investimento de R$ 6 milhões. “Esse é um trabalho coletivo, esse é o resultado da minha gratidão de poder viver com vocês esse momento e tudo que a gente está fazendo, as transformações desse estado e aqui o melhoramento do [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] Ideb, tirar o Pará da 26ª posição, entregar a 6ª posição e ter a certeza de que nos próximos Ideb nós vamos chegar ao primeiro lugar no Brasil, porque nós podemos ser o melhor no Brasil”, reforçou Helder Barbalho.
Na ocasião, o governador acompanhou uma exposição de artes com quadros feitos por estudantes. E, ao lado da vice-governadora do Estado e do secretário de Educação, Rossieli Soares, colheu uma muda de alface do projeto “Mãos à horta”, que plantou no dia da assinatura da ordem de serviço para as obras de reconstrução, no dia 31 de agosto de 2023. As autoridades conheceram também o projeto “Sabão Ecológico”. Hoje com 350 matriculados, a escola tem capacidade para até 700 estudantes.
Durante o evento, a Escola Estadual Joaquim Viana também foi contemplada com a antena da Starlink, equipamento que está dentro do programa “Kit Bora Estudar”. O equipamento garante velocidade de 200 mbps para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e para apoiar estudantes e equipes escolares.
PARA ENTENDER
Escola Joaquim Viana
O novo espaço representa um grande avanço para a comunidade escolar. Equipada com instalações modernas, que irão atender às necessidades dos estudantes, professores e demais profissionais, a estrutura da escola dispõe de 12 salas de aula; sala de professores; biblioteca; sala de informática; sala de descanso; Atendimento Educacional Especializado (AEE); espaço para administração; quadra de esportes; vestiários; refeitório; cozinha com despensa; banheiros acessíveis e depósito.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar