Títulos de terra são documentos necessários que legitimam a posse de uma área aos ocupantes de forma legal e avalizada pelas autoridades. Para muita gente, um sonho sendo realizado.
Neste sábado (14), foi realizada a maior entrega de títulos de regularização fundiária urbana do Brasil. Com a participação do governador Helder Barbalho, 3.749 famílias moradoras das áreas do Guanabara, Jaderlândia II, e do PAAR, em Ananindeua, foram contempladas.
Os títulos foram divididos em 887 para o bairro da Guanabara, 339 títulos no Jaderlândia II, e 2.523 no bairro do PAAR. “Hoje nós estamos resgatando um compromisso histórico, que é a entrega do título definitivo. Esta ocupação, há mais de 30 anos, se transformou numa das maiores áreas da América Latina”, avaliou Helder Barbalho.
“Esta é a primeira grande entrega que permitirá que os moradores possam ter o direito de dizer que são donos efetivos do seu pedaço de chão, da sua casa, do seu lote, do seu terreno. Continuamos os cadastramentos, fazendo as análises de terreno por terreno e devemos ter, nos próximos dias, uma nova entrega. A meta é que possamos, nos próximos meses, totalizar mais de 9 mil títulos definitivos só no bairro do Paar, atendendo aos moradores de Ananindeua”, exaltou o governador Helder Barbalho.
Conteúdo relacionado
- Festival reúne tacacazeiras no Boulevard da Gastronomia
- Estado entrega a 150ª escola reestruturada em Ananindeua
- Rede estadual de ensino está 100% conectada à internet
A entrega deste sábado coloca fim a uma demanda dos moradores que ocuparam as áreas há décadas. Famílias como a de dona Beth Martins, uma das primeiras ocupantes a morar na área. “Eu não sabia se ia ficar ou se ia sair. Graças a Deus nós estamos sendo beneficiados por essa ação. Agradeço tanto ao pai do governador quanto a ele por esse trabalho”, comemorou a moradora com o documento em mãos.
Mulheres são prioridade
Mulheres são a maioria das beneficiadas pela política de regularização fundiária paraense. Somente nesta entrega, 80% dos documentos foram emitidos para elas.
De acordo com o governador Helder Barbalho, essa é uma prioridade para a gestão estadual. “O título, prioritariamente, tem que ficar com a mulher que é o alicerce do lar, alicerce da família. Os homens têm que andar na linha, porque senão elas botam eles para fora de casa”, brincou o chefe do executivo estadual.
As famílias beneficiadas poderão, a partir de agora, com os devidos títulos de propriedade de terra em mãos, usufruir da segurança jurídica para potencializar o desenvolvimento social.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar