A violência doméstica ainda é uma realidade que assola muitas mulheres em todo o país. Diariamente casos de vítimas que sofrem agressões físicas, psicológicas e até mesmo emocionais são relatados. Este é um problema grave que deve ser prevenido tanto por homens quanto mulheres e que deve ser combatido através de inúmeras estratégias no escopo social.
A 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Icoaraci, por meio da promotora Fábia Mussi de Oliveira Lima, realizou, na última quinta-feira, 26 de setembro, uma reunião com a psicóloga do Núcleo de Violência Doméstica do Ministério Público do Estado do Pará, Iracema Jandira Oliveira da Silva, e a psicóloga da Promotoria de Justiça de Icoaraci, Rejane Gomes.
Na ocasião, foi discutida a formação do grupo reflexivo de homens em situação de violência doméstica na Comarca. O objetivo desse grupo é prevenir a reincidência de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, abordando temas diversos que englobam questões legais e psicológicas sobre o tema.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
A psicóloga Iracema Jandira da Silva, representando o Núcleo de Violência Doméstica do Ministério Público do Estado do Pará, encaminhará o projeto do grupo à Promotoria de Justiça até o dia 30 de setembro, com previsão de 30 dias para o início da primeira turma.
Quem estiver passando por situação de violência doméstica, deve buscar imediatamente ajuda e recorrer aos órgãos competentes. Entre os canais de ajuda, está o 180. O serviço funciona como um disque denúncia onde a Ouvidoria da Mulher do MPPA é responsável por receber todas as ocorrências registradas no Estado do Pará.
Em Belém, a vítima pode procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que fica localizada na Travessa Mauriti Nº 2394, entre Avenida Duque de Caxias e Travessa Rômulo Maiorana, bairro do Marco.
Além disso, a Defensoria Pública do Estado do Pará possui Núcleos de Atendimento Especializado da Mulher e do homem agressor.
No Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará possui a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar