plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CUIDANDO DA SAÚDE

Grupo RBA promove conscientização sobre o Novembro Azul

Funcionários da RBA participaram de palestra sobre a saúde masculina com informações acerca do câncer de próstata e autocuidado. Evento é parte da campanha nacional do "Novembro azul".

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Grupo RBA promove conscientização sobre o Novembro Azul camera Prevenção do câncer de próstata e cuidados: informação para saúde masculina | ( Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

No Brasil, a cada 38 minutos um homem morre em decorrência do câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Sendo considerado um número alto de mortes causadas pela doença, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar casos mais graves.

A campanha mundial do “Novembro azul” visa conscientizar sobre saúde masculina e desmistificar tabus que atrapalham no combate ao câncer de próstata e em outros órgãos. Endossando esta campanha, o grupo RBA promoveu na última segunda-feira (25) a palestra “Mitos e Verdades sobre a Saúde Masculina" ministrada por Andrei Porpino Lemos, Técnico da Coordenação Estadual de Saúde do Homem, da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).

Para o presidente em exercício do Grupo RBA, Camilo Centeno, o evento é importante para promover a conscientização sobre a doença, que surge de forma silenciosa. "Temos muito homens aqui no Grupo RBA e precisamos conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. É preciso acabar com esses tabus, mostrar que é um exame simples", afirmou Camilo na abertura do evento. "Tem a questão do machismo, do preconceito, mas não deveria ter nada disso. Precisamos todos nos cuidar. A prevenção é o melhor remédio".

O presidente em exercício do Grupo RBA, Camilo Centeno.
📷 O presidente em exercício do Grupo RBA, Camilo Centeno. |Ricardo Amanajás

Andrei enfatizou a importância do ‘Novembro azul’ para a saúde do homem em geral, além dos cuidados com o câncer de próstata: “A partir de 2015, por orientação do Ministério da Saúde, passamos a focar não somente o câncer de próstata, mas a saúde integral do homem. Cada ano a gente traz um assunto diferente, justamente para reforçar o autocuidado masculino e também fazer com que os homens procurem as unidades de saúde, que é um grande desafio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem”, disse.

Campanha "Novembro azul", atualmente, abrande a saúde do homem em todos os aspectos
📷 Campanha "Novembro azul", atualmente, abrande a saúde do homem em todos os aspectos |( Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

O diagnóstico precoce começa com a busca pela saúde primária do homem, indo da detecção dos primeiros sintomas, a vacinas contra algumas doenças como o HPV: “Quando eu falo a atenção primária à saúde, eu me refiro aos postos de saúde e às equipes de saúde da família, que têm todo aquele enfoque na prevenção e não só na parte curativa, porque infelizmente o que acontece são os homens procurarem o serviço de saúde a partir dos hospitais, quando o problema já está instalado”, enfatizou Porpino.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

O técnico relembra que a idade não é um empecilho para a realização de exames, já que outras doenças podem ser prevenidas. Mesmo atingindo mais homens a partir de 60 anos, há também casos detectados em mais jovens.

“É o câncer que mais prevalece, seguido do câncer de estômago. Se você pegar um recorte, digamos assim, uma faixa etária de 20 a 59 anos, sendo a faixa etária alvo da nossa política de saúde do homem, você não vai encontrar tantos casos de câncer de próstata, porque é uma doença que atinge principalmente o homem a uma certa idade, a partir dos 60, 65 anos. Porém, isso não quer dizer que não ocorra em homens mais jovens, pode ocorrer, mas assim é um tipo de câncer que vai se tornando cada vez mais frequente com o passar da idade”, destacou.

Quer mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp

Andrei Porpino Lemos, da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), palestrou para os funcionários do Grupo RBA
📷 Andrei Porpino Lemos, da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), palestrou para os funcionários do Grupo RBA |( Ricardo Amanajás/Diário do Pará)

CUIDADO E INFORMAÇÃO

Um dos participantes da palestra, Alvaro Borges, gerente de Jornalismo da RBA TV, explica que receber este evento no local de trabalho permite ainda mais o acesso à informação: “É muito importante porque primeiro que a empresa está criando um espaço para que a gente tire dúvidas sobre o problema que atinge muitos homens no Brasil e no mundo. Quando você se informa, quando você tem a possibilidade de entender práticas, cuidados, quando procurar o médico, como é feito o tratamento, isso tudo ajuda a conscientizar para que você evite um problema maior”.

Alvaro conta ainda que faz exames regularmente, uma vez que seu pai já teve câncer de próstata: “Eu já tive esse contato com a doença de uma forma ruim. Graças a Deus o meu pai se cuidou, tratou, saiu bem do problema, mas eu já tenho esse cuidado e essa necessidade exatamente pela questão da hereditariedade da doença”, relembrou.

Sobre a RBA receber palestras como essa, o geremte de Jornalismo enfatiza: “A RBA, é um grupo que se preocupa com seus colaboradores, com seus colegas, ofertar esse tipo de possibilidade para todo mundo, é fundamental”, concluiu.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias