plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
LEGISLATIVO

Senado aprova projeto de Jader de apoio agricultura familiar

PL do parlamentar paraense estabelece a assistência e linhas de crédito para que o agricultor familiar realize a recuperação de solos e pastagens, incentivando a preservação ambiental e a produtividade.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Senado aprova projeto de Jader de apoio agricultura familiar camera Segundo Jader, custos para a recuperação de pastagens são menores que a implantação de novas áreas ainda cobertas com vegetação nativa | Edilson Rodrigues / Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou ontem (17), a votação de um projeto de lei que estabelece na legislação brasileira a assistência material e as linhas de crédito para o agricultor familiar realizar a recuperação de solos e pastagens. De autoria do senador Jader Barbalho (MDB) o PL 1.103/2022 altera a lei que estabelece a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais para incluir entre os seus objetivos o planejamento e execução de ações para a adoção de práticas sustentáveis de produção agropecuária.

As iniciativas podem envolver doação financeira ou a criação de linhas de crédito rural para a recuperação de solos e pastagens, com a possibilidade de equalização de taxas de juros. As linhas de crédito que forem destinadas à mulher agricultora familiar poderão ser concedidas a uma taxa de juros reduzida em relação aos demais produtores.

O senador Jader explicou no texto do PL que os custos ambientais e sociais da recuperação de pastagens degradadas são bem menores do que a implantação de novas pastagens em locais ainda cobertos por vegetação nativa. “O objetivo é incentivar, indiretamente, a preservação das áreas naturais, ainda inalteradas, ao mesmo tempo em que contribui para aumentar a produtividade de áreas já alteradas e com baixa produtividade, ou improdutivas do ponto de vista agrícola, por meio do uso de tecnologias mais intensivas”.

Iniciativas envolvem a doação financeira ou criação de linhas de crédito para a recuperação de solos e pastagens
📷 Iniciativas envolvem a doação financeira ou criação de linhas de crédito para a recuperação de solos e pastagens |Divulgação

Conteúdos relacionados:

A degradação de solos e pastagens são fenômenos relativamente comuns em ecossistemas tropicais e subtropicais, causando grandes prejuízos ambientais e econômicos em diversos países.

CUSTOS

O senador Jader Barbalho lembra que os custos ambientais e sociais da recuperação de pastagens degradadas são bem menores do que a implantação de novas pastagens em locais ainda cobertos por vegetação nativa. “A implementação das políticas sugeridas no projeto de lei aprovado hoje incentiva, indiretamente, a preservação das áreas naturais, ainda inalteradas, ao mesmo tempo em que contribui para aumentar a produtividade de áreas já alteradas”, relata o senador.

Jader conclui destacando que o projeto incentiva a recuperação de pastagens degradadas com consequente aumento para a produtividade pecuária e, consequentemente o aumento da produção de alimentos e renda, sem com isso promover a expansão das áreas de pastagens, à custa de áreas de vegetação nativa.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Como a decisão da CAE é terminativa, o projeto não precisa passar pelo Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara. Isso só vai acontecer se houver um recurso, assinado por pelo menos nove senadores. O prazo para o recurso é de cinco dias úteis.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias