O ano de 2025 mal começou, mas problemas de 2024 e de anos anteriores seguem fazendo parte da vida e rotina de quem vive em Ananindeua, na Grande Belém.
Neste dia 3 de janeiro, data que marca os 81 anos de fundação do município de Ananindeua, os moradores não tem muito o que comemorar. Lixo, mato, lama e abandono se tornaram comuns pelas ruas da cidade.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Ananindeua celebra 81 anos entre os elogios e os problemas
- Aniversário de Ananindeua: Governo do Pará oferece serviços gratuitos nesta sexta (3)
Cansados de esperar pela coleta de lixo, que se tornou totalmente irregular nos últimos meses, os moradores passaram a cobrar da gestão municipal, comandada pelo prefeito Daniel Santos (PSB), o cumprimento dos dias e horários e da regularidade no serviço de limpeza pública urbana, cujas empresas responsáveis são contratadas pela própria Prefeitura de Ananindeua para executarem o serviço regularmente.
Denúncias de acúmulo de sujeira e resíduos não param de surgir nas redes sociais. Na mais recente delas, o ex-vereador Franklin Bolinha mostrou o descaso da prefeitura com os moradores da comunidade Terra Santa, no bairro Jaderlândia, onde apenas algumas ruas tiveram o lixo recolhido, enquanto outras amargam "montanhas" de sacos de lixo há pelo menos três semanas.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
"Lamentavelmente a prefeitura não promove a coleta do lixo doméstico há pelo menos três semanas. Com isso, a população teve que passar o Natal e o Ano Novo convivendo com essa 'lixarada' toda nas suas residências, atraindo ratos, baratas, urubus e demais insetos que prejudicam a saúde humana", afirmou Bolinha.
"Prefeito, o senhor precisa explicar por que está devendo cerca de R$ 30 milhões às empresas que prestam serviço de coleta de lixo em Ananindeua. [...] O senhor aumentou o IPTU, mas, infelizmente, não está usando esse dinheiro em prol do desenvolvimento da nossa cidade", comentou o ex-vereador.
VEJA O VÍDEO:
COBRANÇAS AO PREFEITO
Nas publicações de Daniel Santos nas redes sociais, não é difícil identificar comentários de moradores do município insatisfeitos com o serviço de coleta de lixo e cobrando do prefeito que providências sejam tomadas para solucionar o problema.
"E a coleta do lixo será regularizado quando, prefeito?", indagou a moradora Adrielle Pena. "Demitiram os garis, foi?!", questionou a internauta Keyla Luane. "E a coleta do lixo?", perguntou o morador Zeca Furtado. "Que lugar maravilhoso é esse? Porque aqui na minha rua tá só lixo", afirmou Ítalo Gemaque, em postagem de Daniel Santos que parabenizava a cidade pelos 81 anos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar