A nova gestão da prefeitura de Belém tem promovido avanços significativos no protagonismo feminino à frente da administração municipal. Há dez titulares femininas de um total de 24 secretarias. Esse dado reflete o compromisso com a igualdade de gênero e a valorização da mulher em espaços de cargo de chefia do poder executivo municipal.
Capitais como Belém (PA) e Natal (RN) lideram os índices de representatividade feminina no País, com a capital paraense registrando 41,67% dos cargos de liderança ocupados por mulheres.
Conteúdos relacionados:
- Festival com shows internacionais em Belém tem data; veja!
- Praças de Belém são opções de descanso e lazer
- Espaços gastronômicos se tornam “a cara” de Belém. Conheça!
Entre as principais inovações desta gestão, se destaca a criação da Secretaria Municipal da Mulher, que substituirá a antiga coordenadoria, ampliando a estrutura e as políticas públicas voltadas às mulheres. A secretária municipal da mulher, Silvane Ferraz, enfatiza o papel estratégico da nova secretaria na garantia de direitos e no fortalecimento da participação feminina em diversas áreas da sociedade.
“A gestão do prefeito Igor Normando realmente tem se destacado por valorizar a presença de mulheres em posições estratégicas de liderança, reconhecendo sua capacidade e importância na gestão pública. Essa transformação, ao elevar a antiga Coordenadoria da Mulher à condição de Secretaria, é um marco significativo. Isso não apenas reforça o compromisso com a pauta de gênero, mas também amplia as possibilidades de ação e impacto das políticas públicas voltadas às mulheres. Como Secretaria, temos mais autonomia administrativa, maior acesso a recursos e um espaço ampliado para dialogar com outros órgãos e instituições, o que fortalece a nossa capacidade de atender às demandas da população feminina de forma mais eficaz”, destacou a secretária Silvane Ferraz.
Silvane afirma ainda que a criação da Secretaria Municipal da Mulher possibilita a implantação de projetos estruturantes e políticas integradas que atendam desde a prevenção à violência contra a mulher até ações de inclusão econômica e social.
Secretarias com protagonismo feminino
A gestão municipal de Belém reforça o protagonismo feminino com a presença de dez mulheres em cargos estratégicos de liderança. Além de Silvane Ferraz, tda Secretaria Municipal da Mulher, entre as titulares estão Ana Carolina Gluck Paul, na Procuradoria Geral do Município; Elen Melo, é a primeira mulher de carreira a comandar a Guarda Municipal de Belém; Elizabete Pires, na Secretaria Executiva de Proteção e Saúde Animal; Ariela Motizuki, no Gabinete da Comunicação; e Thayta Martins Ferreira, na Secretaria Municipal de Saneamento.
O secretariado também conta com Cilene Sabino à frente da Secretaria de Turismo e Cultura; Raphaela Segadilha na Secretaria Municipal de Cidadania; Talita Magalhães na Controladoria Geral do Município; e Nay Barbalho, que lidera a Secretaria Municipal de Inclusão e Acessibilidade.
A nomeação da inspetora-geral Elen Melo marca mais um compromisso da atual gestão da Prefeitura de Belém com as mulheres da segurança pública. A inspetora-geral é a primeira mulher de carreira a assumir o comando da corporação nos 33 anos de existência da Guarda. Elen é guarda municipal de carreira e especialista em Gestão de Segurança Pública. A inspetora lidera mais de mil agentes da GMB e tem trabalhado de forma integrada para assegurar a ordem e a proteção dos cidadãos belenenses.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
"É uma satisfação assumir um comando em uma instituição quase 100% masculina. Essa conquista é mais gratificante e relevante por eu ser a primeira mulher de carreira, da primeira turma, a ocupar esse cargo de grande responsabilidade", disse a inspetora-geral, ressaltando que a GMB desempenha um papel fundamental na proteção das mulheres.
“A Guarda está diretamente ligada ao combate à violência doméstica e familiar tanto para a população com a ronda Patrulha da Mulher e o programa Pró-mulher Pará, como com o Núcleo de Atenção à Guarda Feminina (NAGF), para atender as mulheres que compõem o quadro feminino da instituição", destacou Elen Melo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar