![Comparado ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 20.370 infrações, houve um aumento de 38,32%. Imagem ilustrativa da notícia Belém teve quase 30 mil autuações de trânsito em janeiro](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/640x360/Semob-2_00894254_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2FSemob-2_00894254_0_.jpg%3Fxid%3D3006520&xid=3006520)
A Superintendência Executiva de Mobilidade (Semob) desempenha um papel fundamental na rotina da população de Belém, trabalhando para garantir um trânsito mais seguro, fluido e organizado.
Em janeiro deste ano, a Semob registrou e processou 28.175 autuações no primeiro mês da nova gestão. Esse volume expressivo demonstra a atuação dos agentes na coibição de imprudências e na promoção de um trânsito mais disciplinado.
Comparado ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 20.370 infrações, houve um aumento de 38,32%. Entre as autuações mais frequentes, destacam-se 744 registros de motociclistas sem capacete, 443 casos de condutores transportando passageiros sem capacete e 293 infrações por conversão em local proibido.
Esses números refletem as ocorrências oficiais registradas pela Semob, a partir da atuação dos agentes de trânsito. É importante ressaltar que as pessoas autuadas têm o pleno direito de defesa, podendo recorrer das infrações, conforme previsto pela legislação de trânsito vigente.
A atuação da Semob está concentrada, principalmente, nas áreas de maior fluxo da cidade, com ações para coibir infrações que dificultam a mobilidade urbana e comprometem a segurança viária. Um exemplo dessa fiscalização ocorreu no último dia 31, em frente a uma escola na avenida Augusto Montenegro, onde, em apenas uma hora, 42 condutores foram autuados por “transitar em via exclusiva” e “avanço de sinal vermelho”.
As operações em áreas movimentadas serão constantes, visando garantir a fluidez e, principalmente, a segurança. “Essas operações serão frequentes, com os agentes presentes nos horários de maior fluxo para evitar filas duplas e outras infrações graves que colocam em risco pedestres, ciclistas e motoristas. O trânsito só se torna seguro com ações permanentes”, destacou Luciano Oliveira, titular da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL).
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O reflexo positivo da presença dos agentes também é confirmado nos números, uma vez que algumas ocorrências apresentaram diminuição considerável. Por exemplo, a infração “estacionar sobre ciclovia ou ciclofaixa” teve apenas oito registros, contra 44 do ano passado, representando uma queda de 82% desse tipo de ocorrência.
A Semob reforça a importância da participação da população. “Temos um canal aberto com a população, recebemos as denúncias e enviamos os agentes para coibir essas irregularidades”, afirmou Erick Miranda, diretor de Trânsito da Semob.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar