
O açaí é um dos alimentos mais importantes na mesa de diversas famílias paraenses. No entanto, fora do período de safra, o abastecimento em Belém e outras regiões do Pará diminui significativamente, resultando em um aumento expressivo dos preços.
Para discutir essa crise no fornecimento do fruto, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) sediará, na próxima quarta-feira (19), uma reunião promovida pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT). O encontro reunirá batedores de açaí, representantes de órgãos públicos, secretarias e instituições ligadas ao setor para debater soluções para a escassez e a alta dos preços.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Rotina de venda de comida movimenta o Ver-o-Peso
- Culinária paraense: qual prato típico é o seu favorito?
O principal objetivo da reunião é traçar estratégias para o desenvolvimento sustentável e estruturado da cadeia produtiva do açaí no estado. Para isso, será criado um Grupo de Trabalho responsável por definir papéis, metas e metodologias. O grupo terá como missão mapear os atores envolvidos na produção do açaí, identificar os desafios que impactam sua produção, comercialização e distribuição, além de avaliar os impactos socioambientais dessa atividade.
Entre os participantes, estarão batedores de açaí dos municípios de Marituba, Benevides, Ananindeua e Belém; associações quilombolas do Baixo Acará e de Baião; produtores das ilhas de Belém; além da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (Fetagri-PA), o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e o Instituto Marajó.
Órgãos públicos estaduais também marcarão presença, incluindo o Ministério Público Estadual, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Casa Açaí da Prefeitura de Belém, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar