
O Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) celebra seus quatro anos de operação com a missão de oferecer atendimento de qualidade a 38 municípios da Região Nordeste do Pará. O hospital tem se destacado pelo atendimento de média e alta complexidade, com um foco especial na oncologia, além de diversas outras especialidades.
Atualmente, o HRPC oferece uma vasta gama de serviços ambulatoriais, incluindo anestesiologia, cardiologia, cirurgia torácica, dermatologia, neurocirurgia, oncologia clínica e ginecológica, entre outras.
Conteúdo Relacionado
- Hospital surpreende com 100 mil atendimentos em um ano
- Abelardo Santos registra aumento no atendimentos a indígenas
A unidade também realiza mais de 30 exames e tratamentos, como biópsias, ressonâncias magnéticas, tomografias, além de sessões de quimioterapia e radioterapia.
Em 2023, o hospital implementou novos serviços, incluindo a quimioterapia 24h, a Agência Transfusional, a Central de Material e Esterilização, o Centro Cirúrgico e a Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise).
Em 2025, o HRPC deu mais um passo importante com a implantação do Serviço de Hemodinâmica, oferecendo diagnósticos e tratamentos minimamente invasivos nas áreas neurológicas e de radiologia intervencionista. Desde sua implantação, a unidade já realizou três cirurgias e 16 exames especializados.
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, destaca a importância da descentralização dos serviços médicos, permitindo que os pacientes paraenses tenham acesso a tratamentos de alta complexidade sem precisar se deslocar para grandes centros urbanos.
Ela afirma que o papel dos hospitais regionais é justamente garantir o acesso à saúde, especialmente para casos graves como câncer e doenças renais crônicas, sem a necessidade de longas viagens.
Em 2024, o hospital realizou 4.379 cirurgias, 47.778 consultas ambulatoriais e 516.760 atendimentos no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), além de 45.811 sessões de quimioterapia e 14.734 de hemodiálise. O índice de satisfação dos usuários foi de 99,52%, de acordo com o Serviço de Atendimento ao Usuário.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Além do HRPC, o Governo do Estado tem investido em saúde em toda a região, com reformas e melhorias em hospitais municipais e unidades de saúde. Entre os avanços estão a entrega de novos hospitais em Vigia, São Domingos do Capim e Santo Antônio do Tauá, além de obras de ampliação e reforma de unidades em Colares e São Caetano de Odivelas. O objetivo é continuar ampliando o acesso à saúde de qualidade para todos os habitantes da região.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar