plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOVA CHANCE

Ufra divulga edital com 1.170 vagas em cursos de graduação. Veja!

A instituição lançou o curso de bacharelado em Gestão de Agronegócio, com 50 vagas ofertadas no campus Belém.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ufra divulga edital com 1.170 vagas em cursos de graduação. Veja! camera Universidade Federal Rural da Amazônia. | Divulgação

Os candidatos que não conseguiram uma vaga na graduação por meio do Sisu, terão mais uma chance para ingressar na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou nesta segunda-feira (17), o edital do Processo Seletivo Próprio, o Prosel 2025.

Ao todo, estão sendo oferecidas 1.170 vagas em 43 cursos e, para se inscrever, o candidato pode optar entre as notas das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são gratuitas e ocorrem entre os dias 7 e 25 de março.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Assim como nos anos anteriores, a Ufra adotou duas formas de ingresso nos cursos de graduação da universidade, o primeiro foi o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Prosel 2025, o número de vagas e cursos será maior. São 43 cursos e 1.170 vagas, para os campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. Ainda poderão ser acrescentadas vagas não preenchidas no Sisu.

Para se inscrever, o candidato deve ter realizado a prova do Enem em 2023 ou 2024 e pode escolher com qual nota irá concorrer a vaga.

Quer ler mais notícias de Serviço? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Novo curso

Com vagas exclusivas para o Prosel, a Ufra lançou o curso de bacharelado em Gestão de Agronegócio, com 50 vagas ofertadas no campus Belém. O curso busca suprir uma lacuna na formação de profissionais que atuam no setor agropecuário, unindo conhecimento técnico e habilidades de gestão.

De acordo com a coordenadora do curso, a professora Ligiana Lourenço de Souza, o curso da UFRA é um marco para a formação de profissionais que atuarão com foco na agroecologia e no respeito às características da região.

“O curso de Gestão em Agronegócio da UFRA se posiciona como uma solução inovadora para os desafios do setor, promovendo uma gestão eficiente, sustentável e inclusiva. Ao integrar conhecimentos técnicos com práticas que respeitam a cultura local e a biodiversidade amazônica, a UFRA capacita profissionais que serão protagonistas no desenvolvimento de um agronegócio mais justo e responsável, tanto para a Amazônia quanto para o Brasil”, explica Ligiana.

Segundo o professor Luís Rodrigues, vice-coordenador do curso, a iniciativa é fruto de um extenso planejamento acadêmico. “Esse curso surge da necessidade de formar profissionais que possam atuar estrategicamente no agronegócio, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos. Queremos formar gestores que possam trabalhar tanto com agricultura familiar quanto com grandes empresas, promovendo um agronegócio sustentável e adaptado à realidade amazônica”, explicou.

Período de ingresso

Os calouros do Prosel e do Sisu iniciarão as atividades acadêmicas no dia 19 de maio. Com exceção dos cursos de Enfermagem, em Parauapebas, e Letras Língua Portuguesa, em Tomé-Açu, que o início será no segundo semestre.

Cronograma do Prosel 2025

  • 17/02 – Publicação do Edital (acesse aqui)
  • 07/03 a 25/03 – Período de inscrições
  • 27/03 – Homologação de inscrições
  • 01/04 – Divulgação do Resultado
  • A partir de 01/04 – Habilitação da matrícula
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias