
Os candidatos que não conseguiram uma vaga na graduação por meio do Sisu, terão mais uma chance para ingressar na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). A Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou nesta segunda-feira (17), o edital do Processo Seletivo Próprio, o Prosel 2025.
Ao todo, estão sendo oferecidas 1.170 vagas em 43 cursos e, para se inscrever, o candidato pode optar entre as notas das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são gratuitas e ocorrem entre os dias 7 e 25 de março.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- IFPA abre 40 vagas para Curso Técnico em Segurança do Trabalho
- Aparelho medidor de árvores pode evitar quedas em Belém
- Cursos gratuitos de turismo têm inscrições abertas; confira
Assim como nos anos anteriores, a Ufra adotou duas formas de ingresso nos cursos de graduação da universidade, o primeiro foi o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Prosel 2025, o número de vagas e cursos será maior. São 43 cursos e 1.170 vagas, para os campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. Ainda poderão ser acrescentadas vagas não preenchidas no Sisu.
Para se inscrever, o candidato deve ter realizado a prova do Enem em 2023 ou 2024 e pode escolher com qual nota irá concorrer a vaga.
Quer ler mais notícias de Serviço? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Novo curso
Com vagas exclusivas para o Prosel, a Ufra lançou o curso de bacharelado em Gestão de Agronegócio, com 50 vagas ofertadas no campus Belém. O curso busca suprir uma lacuna na formação de profissionais que atuam no setor agropecuário, unindo conhecimento técnico e habilidades de gestão.
De acordo com a coordenadora do curso, a professora Ligiana Lourenço de Souza, o curso da UFRA é um marco para a formação de profissionais que atuarão com foco na agroecologia e no respeito às características da região.
“O curso de Gestão em Agronegócio da UFRA se posiciona como uma solução inovadora para os desafios do setor, promovendo uma gestão eficiente, sustentável e inclusiva. Ao integrar conhecimentos técnicos com práticas que respeitam a cultura local e a biodiversidade amazônica, a UFRA capacita profissionais que serão protagonistas no desenvolvimento de um agronegócio mais justo e responsável, tanto para a Amazônia quanto para o Brasil”, explica Ligiana.
Segundo o professor Luís Rodrigues, vice-coordenador do curso, a iniciativa é fruto de um extenso planejamento acadêmico. “Esse curso surge da necessidade de formar profissionais que possam atuar estrategicamente no agronegócio, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos. Queremos formar gestores que possam trabalhar tanto com agricultura familiar quanto com grandes empresas, promovendo um agronegócio sustentável e adaptado à realidade amazônica”, explicou.
Período de ingresso
Os calouros do Prosel e do Sisu iniciarão as atividades acadêmicas no dia 19 de maio. Com exceção dos cursos de Enfermagem, em Parauapebas, e Letras Língua Portuguesa, em Tomé-Açu, que o início será no segundo semestre.
Cronograma do Prosel 2025
- 17/02 – Publicação do Edital (acesse aqui)
- 07/03 a 25/03 – Período de inscrições
- 27/03 – Homologação de inscrições
- 01/04 – Divulgação do Resultado
- A partir de 01/04 – Habilitação da matrícula
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar