
O Governo do Pará entregou, ontem (20), o novo Centro de Treinamento e Formação Ambiental do Pará. O prédio, localizado na travessa Lomas Valentinas, bairro do Marco, em Belém, é um moderno complexo construído pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, destinado à capacitação de servidores públicos que atuam no setor. O espaço também abriga um núcleo com recursos voltados à promoção da conciliação ambiental.
A inauguração contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, além de secretários, gestores de entidades públicas e servidores da Secretaria. A Prefeitura de Belém foi representada pelo vice-prefeito, Cássio Andrade.
“Esses investimentos chegam para que essas estruturas estejam a serviço da qualificação dos nossos profissionais, oferecendo apoio para que eles estejam preparados para o bom exercício das estratégias que envolvem desde o comando, o controle e a fiscalização, até a construção de políticas de desenvolvimento sustentável, geração de empregos verdes e valorização da floresta viva”, destacou o governador.
Conteúdos relacionados:
- Pé-de-Meia pagará 275 mil alunos no Pará; veja o calendário
- Carnaval deve afetar pagamentos de aposentadorias do INSS
Helder Barbalho ressaltou que a obra foi realizada com recursos provenientes de multas aplicadas em infrações ambientais, sem a necessidade de aportes do Tesouro Estadual.
“Este espaço, totalmente equipado, também fortalece a assistência técnica rural, em parceria com a Emater, para que aqueles que produzem possam fazê-lo de forma eficiente, com o apoio técnico necessário ao bom uso do solo. Consequentemente, isso contribui para uma produção mais efetiva e intensiva no estado do Pará”, afirmou.
Durante o evento, representantes de povos quilombolas e extrativistas entregaram ao governador os Planos de Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI), um mecanismo oficial que assegura a escuta dos povos tradicionais na construção de políticas públicas.
O documento é referente à construção da política pública que viabilizará a comercialização de créditos de carbono pelo Pará. Essa iniciativa integra o sistema jurisdicional REDD+, voltado à redução das emissões de carbono provenientes do desmatamento e da degradação florestal.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“O diálogo, simbolizado aqui pela entrega dos protocolos de consulta, representa uma diretriz essencial que precisamos seguir. Nós, enquanto gestores responsáveis por entregar políticas públicas à população, devemos manter o diálogo e a atenção voltados aos povos do estado do Pará, que são o nosso público e os principais beneficiários das nossas ações”, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Raul Protázio Romão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar