plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LEVANTAMENTO 🌳

Parque do Utinga está entre os dez mais visitados do Brasil

Em 2023, o Parque Estadual do Utinga recebeu 451.295 visitantes

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Parque do Utinga está entre os dez mais visitados do Brasil camera No Parque Estadual do Utinga os visitantes podem realizar atividades como caminhada | Irene Almeida/ Diário do Pará

O Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, foi reconhecido como a 8ª Unidade de Conservação (UC) mais visitada do Brasil, de acordo com os dados do “Visitômetro dos Parques do Brasil”, divulgado durante a 9ª edição do evento Parques do Brasil, organizado pelo Instituto Semeia. A programação, realizada em São Paulo (SP), nos últimos dias, reuniu especialistas, gestores ambientais e representantes do setor de turismo para discutir a visitação pública em áreas protegidas e estratégias para sua conservação.

Para o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, o reconhecimento do Parque Estadual do Utinga no ranking de visitação reforça a importância da gestão eficiente das UCs no Pará. “O crescimento da visitação ao Parque Estadual do Utinga é reflexo de um trabalho contínuo de planejamento, investimento em infraestrutura e promoção do ecoturismo. Esse reconhecimento nacional fortalece nosso compromisso em garantir que a unidade siga como referência em conservação e lazer sustentável para a população paraense e os turistas que visitam o estado”, afirmou.

Em 2023, o Parque Estadual do Utinga recebeu 451.295 visitantes, superando UCs conhecidas, como o Parque das Dunas (RN) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). O destaque do Parque paraense reforça sua importância não apenas para o ecoturismo da região, mas também para a preservação ambiental e a educação ecológica da população. Durante o evento, o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, apresentou as principais ações que vêm sendo implementadas para fomentar a visitação e fortalecer a conservação da área.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

NATUREZA

“O Parque Estadual do Utinga já é uma referência em gestão de UC, especialmente no que tange à gestão do uso público. O monitoramento da visitação e a disponibilidade de atividades como tirolesa, rapel, bóia cross, canoagem e trilhas são fundamentais para a valorização da unidade e contribuem fortemente para a educação ambiental e a preservação da natureza”, destacou Meyer.

A coordenadora de Conhecimento do Instituto Semeia, Mariana Santos, ressaltou a importância dos dados coletados pelo Visitômetro para a formulação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental e ao turismo sustentável. “O levantamento mostrou que a visitação no Parque Estadual do Utinga cresceu significativamente, consolidando-o como uma unidade de conservação de relevância nacional. Os dados são essenciais para embasar decisões estratégicas no setor”, explicou.

Uma das principais estratégias apresentadas foi a implementação de trilhas de longo curso, como a Trilha Amazônia Atlântica, que conecta o Parque a outras 12 áreas protegidas, incluindo UCs estaduais, reservas extrativistas marinhas federais e territórios quilombolas. O Ideflor-Bio também destacou outras iniciativas semelhantes, como a Trilha do Ererê e a Trilha Paytuna, no Parque Estadual Monte Alegre, na região oeste, e a Travessia da Serra das Andorinhas, no sudeste, ainda em fase de formatação.

O evento também trouxe discussões sobre os desafios e boas práticas na gestão dos parques nacionais e estaduais, além de mesas-redondas com especialistas sobre o futuro da conservação e do turismo ecológico no Brasil.

Um dos destaques foi a expectativa em torno da COP30, que será realizada em Belém em 2025 e deve atrair milhares de visitantes do Brasil e do mundo. A conferência global sobre mudanças climáticas poderá impulsionar ainda mais a visibilidade do Parque Estadual do Utinga e consolidar sua posição como um dos principais destinos de ecoturismo do país.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias