
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) promoveu, na noite de ontem (23), o último dia de desfiles do Carnaval de Belém, realizado na Aldeia Cabana. O evento contou com a participação de quatro escolas de samba do Grupo de Avaliação, considerada a quarta divisão do carnaval paraense.
“Temos basicamente três grandes grupos de escolas de samba no Carnaval, o Grupo Especial, composto por oito escolas; o Primeiro Grupo, também com oito escolas, e o Segundo Grupo, com a mesma quantidade. O Grupo de Avaliação funciona como uma categoria de acesso para novas agremiações, mas, diferentemente dos outros, não recebe subvenção do poder público”, explica Auiá Reis, superintendente da Semcult. A Prefeitura garante a estrutura e a organização do julgamento.
“Tivemos pouco tempo, mas conseguimos fazer uma grande entrega. Mais de vinte escolas desfilaram, sem contar o Grupo de Avaliação e a Aldeia Cabana ficou absolutamente lotada. O mais importante é que o Carnaval tem um impacto social muito grande, ele traz o jovem, tira da marginalidade e dá uma oportunidade. A escola de samba não é só desfile, é um grande projeto social com investimento da Prefeitura de Belém”, destaca Reis.
Na noite de domingo, desfilaram as escolas Rosas da Terra Firme, Embaixadores Azulinos, Mocidade Botafoguense e Parangolé do Samba. O casal Francisco de Assis, 58, e Nádia Amber, 60, participou do desfile da Embaixadores Azulinos, segunda escola da noite. Embora a agremiação faça alusão ao Clube do Remo, Assis desfilou vestindo uma fantasia do Paysandu, destacando a importância da paz nos estádios. “É uma grande oportunidade de celebrar a amizade e a união. O samba tem esse poder de conectar as pessoas”.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Outra dupla que brilhou foi Lígia Igreja, 25, e Ronald Mourão, 28. Eles desfilaram como primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Mocidade Botafoguense. A apuração dos desfiles do Grupo de Avaliação, Primeiro Grupo e Segundo Grupo acontece hoje, às 18h, na Aldeia Cabana.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar