plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLUNA ALEPA EM PAUTA

Pinduca é reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará

Pinduca, o 'Rei do Carimbó', é declarado Patrimônio Cultural do Pará. A Alepa aprova projeto que reconhece seu legado e contribuição à música.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pinduca é reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará camera Pinduca, o Rei do Carimbó, foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará. | Reprodução

Pinduca é patrimônio

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou, na última terça-feira (25), o projeto de lei, de autoria do deputado Wescley Tomaz (Avante), que declara as obras do musicista, cantor, compositor e instrumentista Pinduca como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará. Conhecido como o "Rei do Carimbó", Pinduca iniciou sua carreira na década de 1960 e é considerado o grande responsável pelo formato atual do gênero, sendo pioneiro na inserção de instrumentos elétricos e bateria no ritmo, o que contribuiu significativamente para a modernização da arte. O deputado Wescley Tomaz celebrou a aprovação do PL, destacando a importância de reconhecer a trajetória e o legado do artista.

Deputado Wescley Tomaz (Avante)
📷 Deputado Wescley Tomaz (Avante) |Ozeas Santos

Viaduto da BR-316

Os deputados Fábio Figueiras (PSB), Erick Monteiro (PSDB) e Eliel Faustino (União Brasil) visitaram a obra do viaduto da BR-316 com a avenida Independência. A construção é uma das entregas de mobilidade urbana aceleradas pela realização da COP30, que será em novembro deste ano, em Belém. O viaduto da BR-316 com Avenida Independência terá 740 metros de extensão e 14 metros de largura, permitindo que motoristas na Avenida Independência acessem diretamente a BR-316 no sentido saída da capital, sem necessidade de retorno. Além disso, facilitará o acesso direto da BR-316, no sentido Marituba, à Avenida Independência. Já o viaduto da Avenida Mário Covas com Avenida Três Corações contará com 350 metros de comprimento e 7 metros de largura, possibilitando que condutores na Avenida Três Corações sigam pelo elevado em direção à rodovia BR-316, garantindo mais fluidez ao trânsito.

Os deputados Fábio Figueiras (PSB), Erick Monteiro (PSDB) e Eliel Faustino (União Brasil)
📷 Os deputados Fábio Figueiras (PSB), Erick Monteiro (PSDB) e Eliel Faustino (União Brasil) |Ozeas Santos

Procuradoria da Mulher

A deputada Paula Titan (MDB) presidiu o II Encontro de Procuradorias Municipais e Representações Femininas do Pará. O evento foi organizado pela Procuradoria da Mulher na Alepa e teve como temas centrais os debates sobre justiça climática e o fortalecimento das procuradorias da mulher nos municípios paraenses. O encontro contou com a presença de vereadoras de todo o Estado, servidoras públicas, lideranças comunitárias, frentes feministas, conselhos municipais e demais grupos interessados nas temáticas discutidas.

Deputada Paula Titan (MDB)
📷 Deputada Paula Titan (MDB) |Balthazar Costa

Feira de artesanato

Os servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará terão, mais uma vez, a oportunidade de adquirir produtos artesanais exclusivos, feitos com carinho e qualidade por quinze artesãs que são ex-funcionárias da Casa. Os itens estarão expostos durante a Feira de Artesanato (FEART), que ocorre até esta quinta, dia 27, na pracinha em frente ao novo restaurante da Alepa. Mais do que uma vitrine para o talento artesanal, a FEART se destaca como um espaço de acolhimento e oportunidade. Para as artesãs, que participam do evento há mais de 20 anos, a feira representa terapia e geração de renda. Além da Alepa, a FEART conta com a parceria do Polo Joalheiro e do Espaço São José Liberto, ampliando as oportunidades de exposição e comercialização dos produtos.

Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará
📷 Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará |Balthazar Costa

Educação pela Memória

A Semana Estadual da Educação pela Memória passa a integrar o calendário oficial do Pará por meio da Lei nº 10.879/2025. De autoria do deputado Carlos Bordalo (PT), com base no Projeto de Lei (PL) nº 283/2022, a norma foi sancionada pelo governador Helder Barbalho na última quinta-feira (20) e publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (21). A nova legislação determina que escolas e universidades públicas promovam atividades educativas que enfatizem a importância da memória para a construção da cidadania e da democracia. A Semana Estadual da Educação pela Memória será realizada anualmente na semana que incluir o dia 31 de março, data que marca o golpe militar de 1964 no Brasil. Durante esse período, as instituições de ensino desenvolverão ações socioeducativas que abordem temas como os regimes autoritários na História do Brasil Republicano, os direitos humanos e a defesa da democracia.

Deputado Carlos Bordalo (PT)
📷 Deputado Carlos Bordalo (PT) |Balthazar Costa
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias