plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
AÇÃO ITINERANTE

"Marajó 360º" realiza mais de 103 mil atendimentos gratuitos

Expedição “Marajó 360°” passou por todos os 17 municípios do arquipélago e superou o dobro da meta inicial de atendimentos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia "Marajó 360º" realiza mais de 103 mil atendimentos gratuitos camera A Defensoria Pública do Pará é responsável por oferecer assistência jurídica gratuita à população em situação de vulnerabilidade social. | Divulgação/DPE-PA

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) concluiu a segunda edição da expedição “Marajó 360°”, com um total de 103.349 atendimentos realizados em comunidades dos 17 municípios do arquipélago do Marajó. A iniciativa, que integra o programa “Balcão de Direitos”, teve como objetivo garantir o acesso a serviços públicos e documentação civil em regiões de difícil acesso.

Composta por mais de 2,5 mil ilhas e uma população estimada em 550 mil habitantes, a região do Marajó recebeu uma ação itinerante que percorreu mais de 4 mil quilômetros entre fevereiro e abril. Ao todo, 148 servidores participaram da expedição, levando atendimentos jurídicos, emissão de documentos e orientações sobre direitos à população.

Conteúdo relacionado:

Entre os serviços oferecidos estavam emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital, certidões de nascimento e casamento, além de processos judiciais como reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, divórcio consensual e registros civis fora do prazo. Também foram realizadas atividades educativas sobre direitos humanos, prevenção à violência e cuidados com o meio ambiente.

Os municípios com maior número de atendimentos foram Gurupá (10.372), Afuá (9.962) e Muaná (9.742). A meta inicial da ação era alcançar 50 mil atendimentos, número que foi mais que dobrado ao longo da jornada.

Um dos atendimentos de destaque ocorreu em Curralinho, onde um idoso de 103 anos, com Alzheimer e deficiência visual, recebeu atendimento domiciliar para emissão de documentos e regularização de sua curatela. O atendimento contou com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado e da Polícia Civil.

A expedição contou com o apoio financeiro do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que investiu R$ 750 mil para a realização da ação. Segundo o órgão federal, o combate ao sub-registro civil foi uma das prioridades, especialmente nos municípios marajoaras com os piores índices do país nesse indicador.

Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp

Além da DPE-PA, a mobilização envolveu órgãos municipais, estaduais e federais, incluindo as prefeituras locais, o Ministério Público do Estado, a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Tribunal Regional Eleitoral, o INSS, a Receita Federal e a Capitania dos Portos. Os órgãos parceiros responderam por 10.982 dos atendimentos registrados.

A Defensoria Pública do Pará é responsável por oferecer assistência jurídica gratuita à população em situação de vulnerabilidade social. A atuação envolve demandas judiciais e extrajudiciais, com foco na promoção da cidadania e na garantia de direitos fundamentais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias