plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALTA VELOCIDADE

Filhote de capivara é atropelado por ciclista no Utinga

Segundo biólogo, regras do parque têm sido desrespeitadas por ciclistas e outros visitantes

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Filhote de capivara é atropelado por ciclista no Utinga camera Animal foi resgatado em estado grave | (Marcelo Vilarta/Reprodução)

Um filhote de capivara foi atropelado por uma ciclista que trafegava em alta velocidade na manhã deste domingo (11), dentro do Parque Estadual do Utinga, em Belém. O animal, que apresentava ferimentos graves, foi resgatado com apoio do biólogo Marcelo Vilarta e encaminhado à Polícia Ambiental pelo Corpo de Bombeiros.

“Por ser um animal silvestre, a capivara deveria tentar fugir ou resistir à captura, mas nem isso aconteceu. Não conseguiu se levantar e aparentava estar com uma ferida no abdômen”, relatou Vilarta, que destacou a fragilidade do animal por ser jovem.

Conteúdo relacionado

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), o Batalhão de Policiamento Ambiental realiza rondas ostensivas no parque para fiscalizar o cumprimento dos limites de velocidade. Em nota, o instituto reforçou a necessidade de os visitantes respeitarem as normas e agirem com bom senso para preservar o meio ambiente.

Vilarta, que atua no projeto de Reintrodução de Ararajubas, criticou o comportamento de parte dos ciclistas no parque. Segundo ele, o desrespeito às regras é frequente e coloca em risco a fauna local.

“Acho importante chamar atenção ao fato de que no parque é proibido realizar ciclismo em alta velocidade, pois a fauna não está preparada para lidar com esse tipo de coisa”, alertou.

De acordo com ele, o atropelamento de animais de pequeno porte é recorrente, mas pouco divulgado.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

O Parque Estadual do Utinga é uma unidade de conservação de proteção integral, o que, segundo especialistas, exige cuidados especiais por parte dos visitantes.

“Por ser uma unidade de conservação de proteção integral, isso jamais poderia acontecer”, concluiu o biólogo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias