
As praias de Mosqueiro, distrito de Belém, ficaram pouco movimentadas ontem (20). Apesar do feriado de Corpus Christi, dia 19 de junho, poucos visitantes aproveitaram para “emendar” com o fim de semana e curtir um banho de água doce na “bucólica”. A expectativa é que o movimento aumente durante o sábado e domingo, quando, geralmente, mais pessoas viajam até o distrito com a família.
A funcionária pública Audilene Oliveira, 48, aproveitou o ponto facultativo para levar a neta à praia do Chapéu Virado, onde brincaram juntas na água. Para ela, o movimento tranquilo foi muito bom para a família ficar despreocupada e se sentir mais à vontade.
“A gente está gostando por causa dessa calmaria. Nós chegamos aqui ontem e hoje viemos dar uma volta na praia. Como tem pouca gente, a gente fica mais à vontade porque quando tem muita gente, nós nem temos como trazer ela. Nós vamos ficar até domingo para aproveitou esse feriado prolongado”, disse.
Dona de uma casa no Porto Arthur, a família de Conceição de Fátima, 60 anos, chegou em Mosqueiro pela tarde de sexta para curtir o final de semana de folga. “Nós acabamos de chegar. A gente sempre vem pra Mosqueiro passar as férias ou aos finais de semana e ficamos até surpresos com essa movimentação devagar. A gente esperava encontrar bem mais gente. Daqui a pouco nós vamos para praia, nós é quem vamos movimentar isso aqui”, brincou a doceira.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O movimento foi bastante lento para o ambulante Kennedy Filho, que vende boias nas praias do distrito há mais de 10 anos. Segundo ele, as vendas foram abaixo da expectativa para o feriadão, seguindo o baixo número de banhistas em Mosqueiro. O único dia de faturamento, ainda que menos que o esperado, foi na quinta-feira (19), quando as praias foram mais frequentadas. A expectativa é que tenha um aumento de visitantes neste fim de semana, o que também deve alavancar as vendas.
“O movimento não foi o esperado, mas deu para tirar alguma coisa pra se virar. Geralmente quando é feriado que emenda no fim de semana, Mosqueiro fica bem movimentado, mas esse não foi como a gente esperava. Até no dia do feriado o movimento foi só um pouco maior que hoje. Compraram algumas boias, bolas e os baldinhos de areia. O que eu espero é o movimento de domingo que geralmente dá bastante gente e eu já tou reforçando o carrinho, já mandei pegarem mais material”, relatou o autônomo.
Quem ficou em Belém no feriado prolongado pode aproveitar a calmaria para visitar os pontos turísticos e culturais da cidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital deve registrar, até domingo, manhãs ensolaradas e com tempo firme, com previsão de chuva somente pela tarde e noite. O clima favorável foi convidativo para algumas famílias que aproveitaram o ponto facultativo de ontem, 20.
Elis Monteiro aproveitou a folga para levar o pequeno Alec ao Parque Urbano Belém Porto Futuro e apreciou a tranquilidade no espaço. “Geralmente eu venho no final da tarde e pela noite, mas hoje deu para aproveitar de manhã. Para quem não tem como viajar, é uma boa pedida dar uma volta por aqui. Ele está gostando bastante”. O espaço abre normalmente no fim de semana, das 6h às 22h (entrada até 21h30).
No Parque Zoobotânico Mangal das Garças, na Cidade Velha, o contato com a natureza movimentou o espaço na manhã de sexta-feira, inclusive com pessoas que vieram visitar parentes em Belém. Foi o caso da Jéssica Brito e do esposo Daniel Rachadel, com os filhos e o sobrinho, que vieram de Ourilândia do Norte. “É minha primeira vez aqui no espaço e achei muito bonito e organizado, está dando para aproveitar a tranquilidade”, afirmou Jéssica. O Mangal das Garças abrirá no sábado (21) e domingo (22), das 8h às 18h. Fecha na segunda-feira (23) para manutenção.
Já no Ver- o-Rio, Elson Silva e a esposa Vanessa Cravo passeavam junto com a sogra e a filha. A família veio de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, e um imprevisto com uma consulta desmarcada os levou até o espaço. “Não era o objetivo, mas deu para aproveitar”, brincou Elson. “Na próxima vez pretendemos vir para passear mesmo”, afirmou Vanessa. O espaço fica aberto para visitação, mas os quiosques com venda de bebidas e comidas típicas só funcionam à noite.
Serviço
Até o domingo (22), diversos espaços culturais, turísticos e de lazer do Pará têm funcionamento especial. Em alguns, há programação com festas juninas, como a Estação das Docas. Confira os detalhes:
Estação das Docas: Programação especial de São João “Estação Junina”, na orla. Funciona no sábado (21), das 10h à 1h e domingo (22), das 10h às 0h.
Programação:
Sábado – 21/06
- 17h – Boi Catiguria
- 18h – Quadrilha Sedução Ranchista
- 19h – Forró do Bacana
- 21h – DJ Assayag
Domingo – 22/06
- 17h – Boi Veludinho
- 18h – Quadrilha infantil Santa Luzia Mirim
- 18h50 – Quadrilha Amor de um Mensageiro
- 20h – Fruto Sensual
Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”: Aberto de quinta a segunda-feira, das 6h às 17h. Fecha apenas na terça-feira.
Espaço São José Liberto: opera normalmente de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingos e feriados, das 10h às 14h.
Theatro da Paz tem visitas guiadas: Sábado (21): 9h às 12h e domingo (22): sem visitação
Parque da Residência: sábado e domingo, das 9h às 16h, fecha às segundas-feiras.
Parque Cemitério Soledade: sábado e domingo: 9h às 17h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar