
O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Pará (CONCEPA) protocolou um ofício, na quarta-feira (9), endereçado ao presidente da Equatorial Pará, Márcio Caires Vasconcelos, solicitando providências urgentes e explicações sobre os recorrentes problemas no fornecimento de energia elétrica no bairro do Marco, em Belém.
A medida foi tomada após o recebimento de diversas denúncias e reclamações por meio dos canais institucionais do Conselho. O documento relata que moradores, especialmente nas proximidades da Bacia do Tucunduba, vêm enfrentando longas interrupções no serviço, tanto durante o dia quanto à noite, além de constantes oscilações na tensão elétrica.
Leia também
- Parauapebas registra dois terremotos em menos de 24h
- Pai entrega filho à polícia após jovem furtar loja no Marajó
Segundo o CONCEPA, essas falhas têm causado queima de eletrodomésticos e prejuízos significativos às famílias e pequenos comércios locais. O caso ganhou ainda mais repercussão após ser denunciado pela imprensa paraense.
Quer receber mais notícias do Pará e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Atento a isto, o CONCEPA enfatiza que o serviço de energia elétrica é essencial e deve seguir rigorosamente os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), bem como o Código de Defesa do Consumidor.
No ofício, o presidente do Conselho, defensor público Cássio Bitar Vasconcelos, cobra não apenas ações para normalizar o fornecimento, como também solicita, com base na Resolução Normativa nº 963/2021 da ANEEL, informações detalhadas da Equatorial em até 10 dias úteis.
As demandas incluem:
- A descrição das providências já adotadas para solucionar os problemas na área;
- A quantidade de reclamações registradas nos últimos 12 meses sobre interrupções no serviço;
- As características da rede de distribuição local, incluindo subestações, terminais, equipes de suporte e procedimentos de religação disponíveis;
- Os indicadores de continuidade apurados no período, como DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).
Cássio Bitar enfatiza que o CONCEPA segue cumprindo seu papel, buscando sempre o diálogo com a distribuidora para a melhoria dos serviços na capital e no interior e seguirá atento e cobrando providências em defesa dos consumidores.
A Equatorial se pronunicou acerca do tema, por meio de nota à imprensa enviada ao DOL. Leia a seguir:
A Equatorial Pará informa que equipes técnicas realizam monitoramentos regulares em todas as regiões de Belém, incluindo no bairro do Marco, para avaliar a situação do fornecimento e realizar as manutenções necessárias na rede de energia.
A empresa segue comprometida com a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado e permanece à disposição para esclarecer dúvidas e dialogar com a comunidade.
Sobre as ocorrências de falta de energia, a distribuidora reforça que é fundamental que os clientes registrem as situações por meio dos canais oficiais de atendimento, como o telefone 0800 091 0196, o site www.equatorialenergia.com.br ou o aplicativo Equatorial Energia. Somente por meio desses registros formais é possível realizar o acompanhamento técnico adequado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar