
Distante a cerca de 90 quilômetros de Belém, a Praia do Caripi, localizada no município de Barcarena, Região Metropolitana de Belém, é uma boa pedida para curtir neste verão. No último sábado (19), a praia tinha banhistas de várias localidades ocupando a areia, a água e as mesas em diferentes estabelecimentos, marcando uma movimentação tranquila de visitantes que aproveitaram a tarde de sol.
A Praia do Caripi possui aproximadamente seis quilômetros de extensão, com areia fina e branca, sendo um destino muito procurado pelos moradores de Barcarena e turistas. O cenário praiano oferece paisagens naturais e inúmeras opções de bares, restaurantes e hospedagens, o que é um convite para aproveitar o ambiente calmo, pois é proibido som automotivo no local.
Amante de praia e do verão, a servidora pública Eva Leal, 40, diz que sempre quando pode, não perde a oportunidade de estar na Praia do Caripi. Moradora de Belém, a veranista afirma que o Caripi tem um ambiente mais familiar, sendo o local mais tranquilo para apreciar a paisagem. “Aqui é uma delícia. O contato com a natureza sempre é bom”, afirma.

Conteúdos relacionados:
- Férias de julho: saiba quais praias de Belém estão próprias para banho
- Fim de semana em Mosqueiro é monitorado pelas forças de segurança
“Carioca ama praia e na primeira oportunidade está em uma”, disse, animada, a turista Maria Regina Araújo, 65. Ela veio do Rio de Janeiro passar alguns dias na capital paraense e aproveitou o último sábado para conhecer a Praia do Caripi. “Gostei demais e a receptividade das pessoas é incrível. Pretendo vir outras vezes.”
O casal João Nascimento, autônomo, 63, e Maneide Santana, servidora pública, 45, veio de Ananindeua para aproveitar alguns dias no Caripi. João e Maneide disseram que praia é algo que faz bem para a vida e que julho é um momento para descansar e desfrutar da natureza. “Temos casa aqui e a Praia do Caripi está muito melhor que as outras. Estamos sempre nessa praia, não importa se é feriado ou férias”, afirma o autônomo.
Do Nordeste brasileiro, o baiano Samuel Santos, inspetor de solda, 31, está a trabalho no Pará em curta temporada. Na ocasião, Samuel aproveitou o final de semana para se refrescar nas águas da Praia do Caripi e deslumbrar a vista no trapiche da praia. “Não conhecia aqui. É um lugar excepcional, com um ambiente bem preservado”, destacou.
Além da diversão de muitos, a praia também é o ganha pão de diversas pessoas. A autônoma Erika Pereira, 30, faz parte de uma associação de vendedores ambulantes da Praia do Caripi composta por 17 integrantes que trabalham com a comercialização de diferentes itens ao longo do local. Erika vende brinquedos infantis, bolas e boias e afirma que o verão é a melhor época para faturar. “Sempre tem movimento aqui na praia. Além de julho, outros dias muito bons para venda são feriados.”
No ramo da gastronomia, Gustavo Campolina, 44, é gerente de um restaurante que pertence a um complexo hoteleiro em frente à Praia do Caripi. O estabelecimento atende tanto os clientes do hotel, como os não hóspedes. Segundo Campolina, julho foi considerado um bom mês para os negócios, com as expectativas para o verão atingidas pelo restaurante. “Domingos em geral também são bem movimentados. A maior demanda são a chapa mista e a pescada inteira”, comenta sobre a preferência dos clientes nos pedidos do cardápio.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O Segundo-Sargento Ferreira Costa, do 6° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Barcarena, explica que sete militares atuam na Operação Verão, na Praia do Caripi, de segunda-feira a sexta-feira, visando alertar e proteger banhistas. Aos sábados e domingos, o número sobe para nove militares. De acordo com o Segundo-Sargento, as principais ocorrências são relacionadas a crianças perdidas e encontradas. Outras situações pontuais são acidentes com animais marinhos (arraia) e com objetos cortantes.
“Nesses casos de acidentes, realizamos o atendimento prévio e encaminhamos imediatamente para a UPA. Além disso, fazemos o trabalho de prevenção e ronda terrestre e aquática, com o uso de um bote de resgate. Apenas em um domingo, por exemplo, são de 7 mil a 10 mil visitantes. O nosso trabalho também informa sobre as melhores áreas para banho e ressalta a importância da atenção com as crianças na praia”, descreve o militar sobre a atuação por meio da Operação Verão que se estende até o dia 3 de agosto.
O terceiro final de semana de julho foi marcado, também, pelo início do Festival de Verão na Praia do Caripi, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município. A abertura do festival foi realizada no sábado à noite, com os show da banda Turma do Pagode e da aparelhagem Carabao. No domingo (20), a festa foi comandada pelo cantor Diogo Nogueira e pelo grupo É O Tchan. A expectativa da Prefeitura de Barcarena era de que 15 mil pessoas participassem por noite do evento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar