
Com mais de duas décadas de atuação na formação de estudantes para o ingresso no ensino superior, o tradicional Projeto Universidade Aberta (PUA) da Universidade Federal do Pará está com inscrições abertas para o seu cursinho pré-vestibular gratuito. A iniciativa é promovida pelo Programa de Educação Tutorial em Física (PET-Física/UFPA) e oferece 80 vagas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de agosto, por meio do site oficial do PET-Física. Após o preenchimento do formulário online, os candidatos devem comparecer presencialmente ao Laboratório de Física – Ensino (Sala do PET – Física), entre os dias 1º e 8 de agosto, das 9h às 17h, para confirmar a inscrição. Nessa etapa, é necessário doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições filantrópicas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Fies abre 3.113 vagas no 2º semestre no Pará; confira como participar
- IFPA abre vagas para curso superior de Engenharia de Pesca
- Caixa paga parcela do Pé-de-Meia para estudantes da rede pública
Duas modalidades de cursinho
O projeto é dividido em dois formatos, conforme a disponibilidade de horário dos estudantes:
- PUA Específico (manhã): aulas das 8h às 11h, com foco nas disciplinas de Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza;
- PUA Intensivo (tarde): aulas das 13h30 às 18h20, com todas as disciplinas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Seleção e matrícula
A seleção será realizada por meio de uma prova com 20 questões, sendo 10 de Matemática e 10 de Língua Portuguesa, no dia 10 de agosto, das 9h às 11h. O resultado será divulgado no mesmo dia, a partir das 18h, nas redes sociais e site do PET-Física.
Os aprovados devem realizar a matrícula entre os dias 11 e 14 de agosto, no mesmo local da confirmação de inscrição. No ato da matrícula, será necessário apresentar:
- Documento de identidade (RG);
- Comprovante de residência;
- Certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de matrícula no 3º ano (2025);
- Comprovante de bolsa (para alunos da rede privada);
- Comprovante de vulnerabilidade social;
- Uma resma de papel A4 (500 folhas), para uso coletivo do projeto.
As aulas começam no dia 18 de agosto.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Educação como instrumento de transformação
De acordo com o professor Rubens Silva, coordenador do projeto, manter o PUA ativo ao longo dos seus 23 anos de existência representa um esforço contínuo pela democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.
“Esse é um compromisso que ultrapassa as barreiras acadêmicas. É sobre garantir oportunidades reais para quem mais precisa”, reforça o professor.
O cursinho é uma das iniciativas de maior impacto social da UFPA, especialmente para jovens da periferia de Belém e da Região Metropolitana, que sonham com uma vaga em universidades públicas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar