plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
VEJA COMO SE CANDIDATAR

Programa de voluntariado do Parque do Utinga tem inscrições prorrogadas

Quem se interessar pela oportunidade pode se inscrever até a próxima sexta-feira (8).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Programa de voluntariado do Parque do Utinga tem inscrições prorrogadas camera Ao todo, serão ofertadas 20 vagas, com atuação no parque estadual prevista entre os dias 18 de agosto de 2025 e 18 de agosto de 2026. | Reprodução

As inscrições para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (UCs), coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), foram prorrogadas.

A iniciativa tem como foco o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém. Os interessados devem preencher os documentos disponíveis no site do órgão e enviar para o e-mail grb.gmuc@gmail.com até o dia 08 de agosto.

Leia também

O programa tem como objetivo promover a educação ambiental e incentivar o uso público responsável da UC, por meio da participação voluntária de estudantes e profissionais das áreas de Pedagogia, Biologia, Turismo, Ciências Naturais e afins.

Quer receber mais notícias do Pará e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Os voluntários selecionados atuarão diretamente no atendimento a visitantes do Parque, com destaque para atividades educativas voltadas a alunos da rede pública de ensino.

Ao todo, serão ofertadas 20 vagas, com atuação prevista entre os dias 18 de agosto de 2025 e 18 de agosto de 2026. A jornada será adaptada conforme a disponibilidade dos participantes, com possibilidade de atuação nos turnos da manhã ou tarde, de segunda a sexta-feira.

Além de treinamento específico, os voluntários receberão certificado de participação emitido pelo Ideflor-Bio ao final do período de atividades. Para o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, a proposta é ampliar o engajamento da sociedade na proteção do meio ambiente.

“As UCs são patrimônios públicos e precisam da participação ativa da sociedade para serem plenamente valorizadas e protegidas. Com o voluntariado, criamos uma ponte entre a gestão ambiental e o cidadão, estimulando o protagonismo social na conservação da Amazônia”, ressaltou.

Pré-requisitos

Entre os pré-requisitos para participar da seleção estão conhecimentos básicos sobre ecossistemas, biodiversidade, sustentabilidade, impactos e legislação ambiental.

Esses saberes poderão ser comprovados por meio de cursos, experiências anteriores, formação acadêmica ou participação em projetos na área. O processo seletivo será feito por meio de análise curricular, com pontuação máxima de 70 pontos.

A lista de classificados será divulgada no site do Instituto no dia 11 de agosto. Os candidatos devem preencher um formulário e anexar documentos como declaração de vínculo estudantil, certificados ou diplomas, além de RG, CPF e os termos obrigatórios previstos no edital. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da Gerência da Região de Belém: grb.dgmuc@gmail.com.

Compromisso

Localizado no coração da capital paraense, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna é uma das principais UCs urbanas do Brasil, com relevante função ecológica na regulação climática e no abastecimento hídrico da região metropolitana de Belém.

Com a implementação do Programa de Voluntariado, o Ideflor-Bio reforça seu compromisso com a valorização da sociedade civil como agente de transformação ambiental.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias