plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CAPANEMA

Primeira captação de órgãos marca história do HRPC

Procedimento envolveu equipe multidisciplinar e foi possível graças à autorização da família do doador

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Primeira captação de órgãos marca história do HRPC camera O empenho e a qualificação da equipe do Hospital e da Central de Transplantes foi fundamental para o êxito da captação | Divulgação

Em um dia que ficará registrado na história da saúde no nordeste paraense, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, realizou, no último sábado (9), sua primeira captação de órgãos. A ação, coordenada pela Central Estadual de Transplantes, simboliza um avanço significativo para a rede pública e para os pacientes que aguardam por um transplante no Pará.

O procedimento resultou na retirada de dois rins e um fígado, que foram imediatamente transportados para Belém, onde serão destinados a pacientes da fila única do Sistema Nacional de Transplantes. Todo o processo seguiu protocolos técnicos e legais rigorosos, garantindo a segurança, a qualidade e a viabilidade dos órgãos.

Conteúdo Relacionado

O momento só foi possível graças ao gesto solidário da família do doador, que, mesmo diante de um cenário de perda, decidiu permitir que outras vidas fossem salvas. Para o HRPC, esse ato de generosidade reforça o papel da instituição como referência em média e alta complexidade na Região dos Caetés.

O gerente assistencial do hospital, Eduardo Machado, ressaltou que a conquista é resultado de trabalho conjunto e de um preparo contínuo das equipes. Ele destacou que, uma semana antes, a Central Estadual de Transplantes havia realizado uma capacitação em diagnóstico de morte encefálica para profissionais do HRPC, o que possibilitou a pronta atuação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Especialistas envolvidos no procedimento, como o médico Rafael Garcia, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, reforçaram que a experiência comprova a capacidade técnica do HRPC e serve como incentivo para que mais famílias considerem a doação. “Diagnosticar a morte encefálica, manter o potencial doador em condições e realizar a extração são etapas complexas, mas essenciais para transformar vidas”, enfatizou.

A equipe que realizou a cirurgia foi formada por enfermeiros e médicas especialistas, que se deslocaram até Capanema para a operação. O trabalho seguiu todas as etapas previstas para casos de morte encefálica, incluindo exames clínicos e complementares, notificação à Central de Transplantes e abordagem humanizada à família.

Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

O HRPC integra a rede estadual de saúde do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prestando assistência a diversos municípios da região.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias