
O futuro das operações em abastecimento de água e esgotamento sanitário foi pauta de uma reunião técnica entre o Ministério das Cidades, a Prefeitura Municipal de Capanema e a empresa Águas do Pará, vencedora do leilão de concessão dos serviços de saneamento do Pará, realizado nos últimos meses.
O encontro, realizado na segunda-feira (11), contou com a participação do ministro das Cidades, Jader Filho, do prefeito de Capanema, Claudionor Moreira, e do diretor-presidente da Águas do Pará, André Facó, além de parlamentares paraenses.
A reunião teve como objetivo apresentar os projetos e as metas da Águas do Pará quanto à operação dos serviços de abastecimento de água e manejo do esgotamento sanitário em Capanema, os quais passarão a ser de responsabilidade da concessionária. Durante esta transição, será adotado o regime de “operação assistida”, onde a empresa acompanhará a operação atual, feita pela Prefeitura Municipal e pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), por um período de seis meses até que assuma em definitivo a gestão do serviço.
O ministro Jader Filho reforçou que, como o Ministério das Cidades é o responsável por políticas federais relacionadas a abastecimento de água e esgotamento sanitário em todo o Brasil, reuniões como essa se tornam fundamentais para somar esforços em prol das metas de universalização destes serviços, propostas pelo Marco do Saneamento.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
“A responsabilidade pelo saneamento em todo o país está com o Ministério das Cidades. Por isso, vim conhecer pessoalmente o plano de operação da Águas do Pará e tudo o que será feito para melhorar a qualidade da água e do esgotamento em Capanema. Vale lembrar que temos uma meta, que é a do Marco do Saneamento, e, para que ela seja cumprida, precisamos somar os esforços entre o Governo Federal, os governos dos estados, as prefeituras e a iniciativa privada, caso contrário isso só ficará no papel e este não é nosso objetivo, pois o que os brasileiros querem é que chegue água de qualidade às torneiras e que todos tenham tratamento de esgoto adequado, com preço justo”, afirmou Jader Filho.
De acordo com André Facó, a Águas do Pará investirá mais de R$ 16,8 milhões até 2027 para ampliar os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, visando atingir a universalização dos serviços de água em Capanema até 2033 e de esgoto até 2039. A expectativa é atender cerca de 27 mil imóveis do município com cobertura de água e 24,4 mil com coleta e tratamento de esgoto.
“Estamos hoje em Capanema para apresentar quais são os compromissos, as metas que tem que ser alcançadas, quantas famílias serão beneficiadas ano após ano para que a gente possa chegar na tão sonhada universalização. Com a universalização, vamos ter a transformação no estado do Pará e seus municípios”, explicou o diretor-presidente da concessionária, que passará a administrar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 126 das 144 cidades paraenses.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar