plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NO MEIO DO MATO

Vídeo: patinete é encontrado sem bateria no canal do Barreiro, em Belém

Equipamentos são abandonados em calçadas e locais de difícil acesso; vídeo do episódio no Barreiro viraliza nas redes sociais com primeiro caso de patinete encontrado sem bateria.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: patinete é encontrado sem bateria no canal do Barreiro, em Belém camera Vídeo divulgado nas redes sociais mostra patinetes elétricos abandonados e sem baterias no Barreiro, em Belém. | Reprodução/Redes Sociais

A sensação de modernidade e mobilidade urbana tem esbarrado em problemas práticos pelas ruas de Belém. Em meio à empolgação com os novos patinetes elétricos, alguns moradores se deparam com obstáculos inesperados: equipamentos abandonados em locais que dificultam a circulação de pedestres e até colocam em risco a segurança de pessoas com deficiência.

O mais recente episódio ocorreu no bairro do Barreiro, quando patinetes foram encontrados sem a bateria, conforme mostra um vídeo feito por um funcionário da JET Brasil e que circula nas redes sociais. Casos anteriores já haviam registrado equipamentos escondidos em locais de difícil acesso, como matagais e canais da cidade. Este é o primeiro registro em que parte do equipamento foi subtraída.

CONTEÚDO RELACIONADO

O vídeo mostra o episódio na Pedreira e rapidamente se espalhou pelas redes sociais, chamando atenção para a vulnerabilidade dos equipamentos e os desafios da fiscalização diante da falta de responsabilidade de alguns usuários do serviço.

PIONEIRISMO NO NORTE DO BRASIL

Belém é a primeira capital da região Norte a contar com patinetes elétricos em espaços públicos, por meio de um projeto da Prefeitura, em parceria com a JET Brasil. O Termo de Autorização, assinado recentemente, prevê a disponibilização de 600 patinetes sem custos para o município. Segundo o prefeito Igor Normando, a iniciativa tem como objetivo modernizar a mobilidade urbana e oferecer alternativas sustentáveis de deslocamento. “Estamos trazendo uma solução sustentável e acessível para a população, que vai melhorar a mobilidade urbana e contribuir para um trânsito mais organizado e seguro”, afirmou.

Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

O projeto-piloto tem duração de 180 dias, período em que será avaliada a adaptação do serviço às particularidades da cidade. Dez por cento dos patinetes ficaram reservados para uso da Prefeitura, voltados para agentes de mobilidade urbana e ordem pública. A gestão, manutenção e operação do serviço ficam a cargo da JET, que também deve apresentar relatórios mensais, promover campanhas educativas e cumprir normas de trânsito e acessibilidade.

PENALIDADES A QUEM DESRESPEITA AS REGRAS

Apesar das orientações e do aplicativo, que indica pontos virtuais de estacionamento, usuários têm deixado os patinetes em calçadas e áreas que atrapalham a passagem, causando transtornos a pedestres, cadeirantes, mães com carrinhos e pessoas com deficiência visual. Além disso, alguns usuáris insistem no uso inadequado dos equipamentos, como até mesmo o transporte de butijão de gás.

A JET, por sua vez, afirma que mantém equipes para orientar a população e deslocar os equipamentos para locais adequados. “Quando constatada a infração, a JET notifica por SMS o usuário a fim de que ele evite reincidências, sob pena de ter a conta suspensa no aplicativo. Atualmente não existem cobranças de multa”, informa a empresa. Além disso, usuários podem denunciar irregularidades por meio de redes sociais, aplicativo ou site da companhia.

O caso evidencia que, embora a chegada dos patinetes elétricos represente inovação, a falta de disciplina no uso e o abandono dos veículos podem transformar uma solução sustentável em um desafio diário para os moradores da capital paraense.

VEJA O VÍDEO:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias