
No Pará, onde a vida no campo ainda guarda desafios históricos ligados ao acesso a moradia digna, um novo capítulo começa a ser escrito nesta quinta-feira (21). O Ministério das Cidades inicia a formalização de contratos que vão garantir a construção de 146 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida Rural, beneficiando diretamente agricultores familiares e comunidades tradicionais em três municípios do nordeste paraense.
As assinaturas marcam um passo importante no compromisso, do Governo Federal, de levar dignidade e segurança habitacional a famílias que vivem em áreas rurais, muitas vezes distantes dos grandes centros e carentes de políticas públicas efetivas.
Conteúdo Relacionado
- Ministério das Cidades: novas obras universalizam abastecimento de água
- Ministro das Cidades conhece novo sistema de saneamento de Capanema
O ministro das Cidades, o paraense Jader Filho, estará presente em todas as cerimônias, reforçando o papel estratégico da habitação rural no desenvolvimento social e econômico do estado.
O roteiro de atividades começa por Capitão Poço, onde 82 novas moradias serão destinadas às comunidades de São Pedro do Induá e São Sebastião do Induá. O evento está marcado para as 12h30, no auditório do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Logo depois, a comitiva segue para Nova Timboteua, onde 23 famílias das vilas da Curva, Boa Vista e São Pedro poderão finalmente celebrar a conquista da casa própria. A cerimônia ocorrerá no ginásio da Paróquia São Francisco de Assis, às 15h.
Encerrando a agenda, o ministro desembarca em Acará, na comunidade quilombola de Guajará-Miri, às 17h30. Ali, 41 contratos serão assinados, assegurando moradias a famílias que preservam tradições seculares e que agora terão também a garantia de um lar mais seguro e estruturado.
Mais do que tijolos e cimento, as entregas simbolizam a construção de futuros. Cada assinatura representa não apenas a promessa de um teto, mas a conquista de estabilidade, cidadania e pertencimento para famílias que vivem da terra e resistem no campo.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Agenda das cerimônias
- Capitão Poço – Assinatura de 82 contratos do MCMV Rural
- 21 de agosto – 12h30
- Auditório do campus da UFRA – Trav. Pau Amarelo, s/nº, Vila Nova
- Nova Timboteua – Assinatura de 23 contratos
- 21 de agosto – 15h
- Ginásio da Paróquia São Francisco de Assis – Largo São Francisco
- Acará – Assinatura de 41 contratos na comunidade quilombola Guajará-Miri
- 21 de agosto – 17h30
- Zona Rural do município
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar